BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XX
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009.. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.
COAMO - O CAMPO QUE ENSINA E QUE APRENDE
Antes mesmo de colher a sua safra de verão os associados da Coamo já estão de olhos e ouvidos bem abertos para assimilar as principais novidades do agronegócio para o ano seguinte. Na Fazenda Experimental Coamo eles conferem, durante uma semana, os resultados gerados através dos testes realizados pela unidade demonstrativa da cooperativa, em parceria com as entidades oficiais de pesquisa. Com salas de aula montadas entre os experimentos, a cooperativa repassa os dados aos produtores rurais numa didática adaptada para a linguagem do campo, oportunizando, ao mesmo tempo, aprendizado e ensinamento, na constante troca de informações entre a pesquisa e o seu principal usuário: o agricultor. Em 2009, não foi diferente e de 4 a 11 de fevereiro a Fazenda Experimental Coamo - uma área de 170 hectares localizada em Campo Mourão, na região Centro-Oeste paranaense - recebeu mais de três mil associados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para a 21ª edição do Encontro de Cooperados. Dos mais de 100 trabalhos conduzidos em 2009 pela unidade experimental da Coamo, dez foram selecionados para ser demonstrados aos associados durante o encontro.
INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO
Para a Coamo, a sua maior riqueza, que lhe dá a segurança para o futuro, está no setor humano, na qualidade dos seus 4.800 funcionários e mais 22 mil cooperados, constantemente preparados para desempenhar cada vez melhor as suas atividades profissionais. Os funcionários da Coamo são treinados e conscientizados permanentemente para oferecer serviços e produtos de primeira qualidade. Anualmente, cerca de 1.300 eventos - internos e externos- registram 13 mil participações envolvendo funcionários de diversas áreas - Supervisão, Técnica, Administrativa, Comercial, Operacional, Executiva, Credicoamo, entre outras. Parte dos eventos conta com o importante apoio do Sescoop/PR.
COAMO - PROGRAMA JOVEM APRENDIZ
A Coamo desenvolve o programa "Jovem Aprendiz" visando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. O projeto é resultado da parceria entre Senac, Sescoop e a Coamo, sendo realizado anualmente, oportunizando a colocação de alunos com idade média de 16 anos na atividade profissional, em cumprimento aos dispositivos legais e à visão estratégica com a preparação e a capacitação de dezenas de jovens que, em muitos casos, antes mesmo do encerramento do programa, são efetivados no quadro funcional e continuam colaborando e exercendo suas atividades na cooperativa. Por sua vez, os cursos de capacitação promovidos pelo Senac e Sesccop/PR proporcionam aos alunos as competências básicas e específicas para o desempenho de atividades voltadas aos serviços administrativos das empresas, bem como para sua atuação como cidadão ativo na sociedade.
FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS ENTRE JOVENS COOPERADOS
Do total de cooperados da Coamo cerca de 15% possuem idade entre 25 a 35 anos. O número de cooperados nesta faixa etária vem crescendo a cada ano. E eles contribuem para a construção de uma nova realidade do campo, numa gestão mais profissional, principalmente diante do maior fluxo de informações disponíveis no mercado. No entanto, também reconhecem a importância do trabalho da cooperativa no apoio à produção, do plantio à colheita, que oferece uma linha completa de produtos e serviços em benefício da produtividade e da rentabilidade no campo.
Jovens líderes › Um bom exemplo da liderança exercida pelos jovens no campo pode ser destacado através do programa da Coamo de Jovens Líderes, premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e revista Globo Rural. Com o apoio do Sescoop, o programa já formou mais de 650 jovens cooperados, atuando dentro uma proposta de gestão da propriedade rural. Neste ano, a cooperativa está trabalhando com a 13ª turma de jovens cooperados, com a participação de 45 associados.
Informação - No primeiro semestre de 2009, o calendário de reuniões foi cumprido com a realização de 36 encontros, em nove dias. A média foi de quatro reuniões por dia, com a participação de mais de oito mil cooperados. A maratona da diretoria foi realizada em um percurso de mais de cinco mil quilômetros, percorridos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Antecedendo a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa, as Reuniões de Campo do primeiro semestre são consideradas pré-assembleias. A diretoria repassa ao quadro social dados da situação agrícola brasileira, com apresentação dos custos de produção, cenário econômico e as tendências de comercialização das principais comomodities. Também a situação geral da cooperativa e dos serviços realizados ao longo do ano anterior.