BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXVII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009.. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

Integrada - Cursos de liderança e cooperativismo

Os associados e coordenadores dos núcleos de cooperados da Integrada participaram de um curso para desenvolvimento de liderança. Com duração de mais de 60 horas, o curso teve por objetivo facilitar o desenvolvimento de habilidade de liderança para motivar pessoas diante dos obstáculos enfrentados. O conteúdo programático abordou diversos temas, como fundamentos da liderança, autoconhecimento e autoconfiança, desenvolvimento de equipe, importância do trabalho em equipe, processo de gestão de mudanças nos indivíduos, entre outros assuntos. O curso foi coordenado pela assessoria de cooperativismo e foi realizado em Londrina. Foram ministrados módulos com aulas práticas e teóricas, além de aplicação de casos que mostram a importância da liderança. Todos os anos, milhares de cooperados, funcionários e familiares passam por cursos promovidos pela cooperativa e em parceria com o Sescoop/PR. Alguns exemplos:

Curso de Primeiros Socorros › Nos dias 19 de maio e 02 de junho, integrantes dos Núcleos Femininos de Goioerê e Assaí, respectivamente, tiveram a oportunidade de participar de um curso para aprender técnicas de primeiros socorros. Apoiado pelo Sescoop/PR e coordenado pela assessoria de cooperativismo, o  objetivo do curso foi ensinar as participantes a como agir mediante acidentes domésticos.

Cursos para os Núcleos Femininos › A assessoria de cooperativismo com o objetivo de ressaltar os benefícios do cooperativismo e também mostrar a importância feminina na conquista da fidelização da família cooperativista, promoveu com o apoio do Sescoop/PR dois cursos com o tema "O papel da mulher no fortalecimento da cooperativa". Os cursos que aconteceram nos dias 15 e 16 de junho, em Maringá e 17 e 18  de junho, em Londrina, tiveram participação de cerca de 50 integrantes dos Núcleos Femininos compostos na cooperativa Integrada.

Dia Internacional do Cooperativismo › O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo. Por esse fato, nos dias 01 e 02 de julho, em Ubiratã e Goioerê respectivamente, a assessoria de cooperativismo realizou uma palestra para as integrantes destes dois Núcleos Femininos, onde temas ligados à doutrina cooperativista, como surgimento e princípios do cooperativismo, e também deveres e direitos dos cooperados foram abordados.

Integrada - Imersão emCooperativismo

Cerca de trinta pessoas, entre cooperados e esposas, da Regional Arapongas, participaram do curso de Imersão em Cooperativismo, entre os dias 13 a 15 de julho. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as cooperativas Castrolanda e Batavo e também a Fundação ABC, instituição que tem por objetivo oferecer assistência e  tecnologia ao produtor rural e divulgar técnicas agropecuárias.Várias regionais da cooperativa Integrada já tiveram a oportunidade de participar dessa viagem. A ideia central da iniciativa realizada pela Cooptur, com o apoio do Sescoop/PR é aprender o cooperativismo fazendo turismo.

Intercâmbio entre Núcleos Femininos › No dia 09 de junho foi a vez do Núcleo Feminino de Assaí recepcionar o Núcleo Feminino de Bandeirantes. O encontro proporcionou uma maior integração entre as participantes, conhecimento dos trabalhos realizados em cada núcleo, além de participarem de uma visita a Unidade Industrial de Fios da Cooperativa Integrada.

Saúde preventiva › Com o objetivo de desenvolver atividades de assistência complementar à saúde e promover serviços relacionados com a saúde preventiva e tratamentos naturais, integrantes do Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva estiveram presentes em Floraí, no dia 31 de março, ministrando curso para o núcleo feminino. Através do repasse de receitas da culinária alternativa para a prevenção de diversas doenças, o instituto tem como propósito promover um melhor padrão de qualidade de vida às pessoas.

Núcleo Jovem › Nos dias 01 e 02 de julho, a assessoria de cooperativismo com o intuito de estimular os jovens a obterem informações sobre a cooperativa, a administração da propriedade rural e sobre a doutrina cooperativista, realizou em Ubiratã e Goioerê, respectivamente, reuniões para reestruturar os núcleos jovens destas duas Regionais. Os objetivos almejados com a formação e desenvolvimento dos trabalhos com os jovens cooperativistas foram repassados e dessa forma foram instituídas as coordenações dos dois grupos.

Projeto de leitura - O evento já se tornou uma tradição no calendário da cooperativa. Sinônimo de solidariedade e alegria para centenas de crianças em diversas regiões do estado, o Plante um Sorriso entra agora em nova fase. É o projeto Encontro Literário, que trabalha com obras do escritor Monteiro Lobato, principal autor da literatura infanto-juvenil brasileira.

O projeto está sendo implantado em oito regionais da Integrada, envolvendo um total de 20 escolas e 400 professores. Na primeira etapa, os professores das escolas adeptas ao programa passam por treinamento. É uma introdução ao universo peculiar e divertido do escritor paulista, criador da obra clássica que deu origem ao programa de televisão Sitio do Pica-Pau Amarelo.

O mergulho nesse mundo de fantasia é liderado pelo pesquisador Léo Ferreira Pires, estudioso da obra de Monteiro Lobato. "Os professores passam por uma espécie de treinamento com o Léo. Conhecem a obra e as características do escritor", explica Ana Lucia de Almeida, analista ambiental da Integrada, e uma das coordenadoras do projeto.

Para viabilizar a iniciativa, a Integrada comprou 30 coleções completas contendo as principais obras de Lobato. Ana Lucia diz que o escritor foi escolhido pelo conteúdo de suas obras, que enfatizam conceitos de cidadania e liberdade. Cada professor ou educador que passa pelo treinamento fica responsável em ensinar o que aprendeu para os seus alunos. O material didático disponibilizado pela cooperativa serve de apoio.

Conteúdos Relacionados