BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXXI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

SICREDI SÃO CRISTÓVÃO PR/SC - FORMAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

O município de Mariópolis, sede da Sicredi São Cristóvão PR/SC recebeu o programa "A União Faz a Vida" neste ano de 2009. O evento de apresentação foi realizado no mês de fevereiro, oportunidade em que a Prefeitura Municipal de Mariópolis assinou o Termo de Cooperação com a adesão de todos os professores da rede municipal. O programa tem como mantenedores a Prefeitura Municipal de Mariópolis e a Sicredi São Cristóvão PR/SC, com apoio pedagógico da Faculdade de Pato Branco - FADEP. Entre os benefícios do programa, destacam-se a formação de cidadãos capazes de empreender e construir, coletivamente, alternativas de desenvolvimento econômico, sócio-ambiental e cultural, além do investimento na formação continuada dos educadores e desenvolvimento de projetos cooperativos voltados para a comunidade.

No decorrer do primeiro semestre foram realizadas as 4 primeiras oficinas de formação dos educadores acompanhadas pelas professoras da FADEP Tânia Bertelli, Aurea Bahls e Carmem Waldow que formam a assessoria pedagógica do programa. No final do semestre representantes das entidades envolvidas no Programa de Educação cooperativa A União Faz a Vida estiveram reunidos para avaliar os trabalhos do primeiro semestre. Todos foram unânimes em afirmar que o trabalho e o aproveitamento foram satisfatórios.

PROGRAMAS CRESCER E PERTENCER

Com um evento de sensibilização realizado no mês de abril, no anfiteatro da FADEP, em Pato Branco, a Sicredi São Cristóvão PR/SC deu início à implantação dos programas sociais Crescer e Pertencer. O evento contou com a participação dos colaboradores, dirigentes e conselheiros da cooperativa, que acompanharam atentos aos depoimentos sobre a trajetória da cooperativa. O Programa Crescer visa promover a compreensão aprimorada e efetiva do que é uma sociedade cooperativa e, mais especificamente, as cooperativas de crédito do Sicredi. Por meio do Programa Pertencer os associados estarão cada vez mais próximos da sua cooperativa, decidindo e acompanhando a implantação do que foi planejado. Atualmente cerca de 150 colaboradores já realizaram os estudos dos Percursos 1 e 2 e a cooperativa se prepara para lançar o programa aos associados, bem como efetuar a nucleação das unidades de atendimento e assim dar início à implantação do programa Pertencer.

SICREDI CATARATAS DO IGUAÇU - INCENTIVANDO A LEITURA E O COOPERATIVISMO

A Sicredi Cataratas do Iguaçu promove de maio a outubro uma ação para difundir o cooperativismo de crédito e a leitura nas escolas. Trata-se do projeto Letra a Letra Sicredi, difundido em instituições de ensino, públicas e particulares, com alunos de 5ª série nos 17 municípios da área de atuação da cooperativa. Os participantes disputam prêmios em brindes e em dinheiro num concurso de soletrar palavras. A iniciativa atingiu mais de 150 escolas, 500 turmas de 5ª séries e 18,5 mil alunos. Os vocábulos do concurso são de uma cartilha sobre cooperativismo de crédito, distribuída nas escolas entre os alunos aptos para a soletração, ou seja, quem tenha nascido entre 1994 e 2000 e que esteja cursando em escola pública ou particular a 5ª série do ensino fundamental. Além dos vocábulos tirados da cartilha, os alunos também são testados com palavras gerais da Língua Portuguesa, o que exige uma boa preparação.

SICREDI NOROESTE - PROGRAMA DEPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Formular uma seleção de programas, desenvolver o planejamento estratégico e traçar um perfil da nova administração. Com esse objetivo, 05 municípios da área de ação da Sicredi Noroeste, (Terra Rica, Nova Londrina, Santa Isabel do Ivaí, Querência do Norte e Marilena) aderiram ao programa de Planejamento estratégico com foco na qualidade pública de prestação de serviços, sob a coordenação do professor Jacó Gimenes, da Retur - Rede de Turismo Regional e com apoio da Sicredi Noroeste. Os encontros foram realizados com os prefeitos e secretários municipais, tomando como base expectativas da população, necessidades e condições do município. A partir disso, foi realizada uma análise sistemática das oportunidades e estabelecidas metas claras para cada secretaria, respeitando as premissas básicas para que o processo de ação e execução tenha coerência, sustentação, e, acima de tudo, seja uma ferramenta de apoio à gestão.

Conteúdos Relacionados