BALANÇO SOCIAL: MEIO AMBIENTE - PARTE LI

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reafirmando o respeito aos princípios do desenvolvimento autossustentado, as cooperativas realizam ações em benefício do meio ambiente para melhorar as condições de sustentabilidade dos setores onde atuam. Para execução dessas ações, elas interagem com os órgãos governamentais, sociedade, organizações não-governamentais, funcionários e cooperados, aprimorando processos através da educação ambiental e da aplicação de tecnologias modernas de uso do solo, tratamento e destinação de resíduos, redução da emissão de poluentes, reflorestamento de áreas para fins energéticos e de preservação. A gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas.  Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

LAR - ENERGIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Uma iniciativa pioneira dentro do setor cooperativista: a Lar implantou o Programa de Geração de Energia Distribuída e com isso começou a produzir a sua própria energia elétrica, utilizando como matéria-prima o biogás que, por sua vez, é produzido  a partir do reaproveitamento e tratamento dos dejetos (efluentes) da Unidade de Produtora de Leitões, em Itaipulândia (geração de 240 KW), e  do Frigorífico de Aves  de Matelândia (160 KW). No próximo ano, a cooperativa deve implantar o projeto na Unidade de Vegetais, também em Itaipulândia (40 KW). A novidade é que, além de garantir o abastecimento interno, a cooperativa vende a eletricidade excedente para a rede pública, no caso, para a Companhia Paranaense de Energia (Copel).  O contrato com a Copel é inédito no setor elétrico brasileiro.

O projeto foi elaborado em parceria com a Itaipu Binacional, Cooperativa Lar, Copel,  Sanepar, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), e Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), e está em funcionamento com a anuência da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).  Um dos principais ganhos da ação é o fato de evitar  que uma quantidade de gás metano (CH4) seja lançada na atmosfera. Este tipo de gás tem um grande impacto ambiental, porque contribui para o efeito estufa, o grande causador das mudanças climáticas. Comparado com o dióxido de carbono (CO2), o metano é 21 vezes mais forte na alimentação do efeito estufa.

Além disso, como o projeto evita a emissão de gases causadores do efeito estufa, a Lar irá comercializar créditos de carbono, iniciativa também nova no setor cooperativista.  O projeto de venda de créditos de carbono da Lar já foi registrado na ONU e validado no MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Esse comércio foi instituído pelo Protocolo de Kyoto e permite que países desenvolvidos, com metas apertadas de redução de emissões de gases estufa, adquiram créditos de países em desenvolvimento, através do chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A comercialização desses créditos gera uma receita variável, que depende da quantidade CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera. Se por exemplo, a ação evitar a emissão de 20 mil toneladas anuais de CO2, então, o vendedor poderá ter uma receita equivalente a 20 mil créditos de carbono ao ano, cuja cotação é definida em bolsa.

Durante o ano de 2009, a Cooperativa Lar desenvolveu várias ações de meio ambiente:

Comitê de Otimização da Energia Elétrica › Formado por funcionários da Divisão Industrial, que se reúnem regularmente em busca de soluções para o melhor aproveitamento energético nas operações e processos nas unidades industriais.

Consolidação da Fertirrigação › Consiste na utilização do efluente final proveniente das lagoas de tratamento (Unidade Industrial de Aves, Mandioca e Soja), como fonte de nutrientes para a irrigação em áreas de eucalipto com a finalidade de produção própria de lenha e cultivo de soja em áreas de associado da Cooperativa Lar.

Monitoramento das emissões atmosféricas › Todas as caldeiras e fornos da Cooperativa têm seus pontos de emissão atmosférica monitorados, através de parâmetros de qualidade pré estabelecidos para o controle ambiental dos sistemas. Semestralmente são realizados os Relatórios de Automonitoramento, onde as análises críticas destes pontos, geram planos de ação na busca de melhoria contínua nos equipamentos, performance, otimização de combustível e condições ambientais.

Coleta Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde › É um programa implantado em todas as unidades ligadas a avicultura, suinocultura e ambulatórios que geram resíduos sólidos como embalagens vazias de medicamentos, materiais para inseminação, entre outros, para que os mesmos tenham a sua coleta, transporte e destino final ambientalmente corretos.

Aproveitamento de Água da Chuva - Supermercados e Unidades de Atendimento - Reaproveitamento de Água de Chuva com a instalação de sistema de captação e armazenamento para utilização em limpezas externas e paisagismo.

Licenciamento Ambiental › A Área de Gestão Ambiental está com aproximadamente 140 processos de Licenciamentos Ambientais (Licenças, Autorizações e Outorgas) dentre as mais diversas atividades agroindustriais da Cooperativa Lar;

CONPARNI › A Cooperativa Lar possui a cadeira da Vice-Presidência no CONPARNI - Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu, através da eleição dentre os seus 37 membros compostos por órgão públicos, iniciativa privada e ONG's. Este Conselho auxilia nas decisões dentro do Parque Nacional do Iguaçu  como no seu entorno - zona de amortecimento de 10 km.

Comitê Bacia Hidrográfica Paraná III › O Plano de Bacia está em fase de elaboração, com base no Termo de Referência, fruto de uma parceria entre o Governo Estadual - Secretaria de Meio Ambiente/ Unioeste e o Governo Federal - Itaipu Binacional, tendo como meta a apresentação dos resultados no final de 2010. A Cooperativa Lar faz parte do Comitê como Titular e também da Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano de Bacia que disciplina por exemplo, sobre a cobrança pelo uso da água dentre outras questões.

Conteúdos Relacionados