BALANÇO SOCIAL:RECONHECIMENTO - PARTE XLVI
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A certeza de estar fazendo o melhor!
A busca do reconhecimento pela qualidade dos produtos e serviços das cooperativas do Paraná é uma forma de certificação. Ao longo do ano, centenas de ações são executadas pelo sistema cooperativistas paranaense visando gerar emprego, renda e dar segurança aos associados, funcionários e parceiros. As cooperativas estão comprometidas com os fornecedores, com os colaboradores e seus familiares, e com os consumidores dos produtos e serviços. Por isso, o reconhecimento sempre é recebido como um sinal de qualidade, de caminho bem feito, de certeza de estar fazendo o melhor. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses conquistaram nesta área. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.
FRIMESA - MARCAS MAIS PRESTIGIADAS DO PR
Para os consumidores a marca Frimesa é referência em reputação corporativa. A confirmação está na Revista Amanhã (janeiro e fevereiro de 2009), responsável pela pesquisa que aponta o ranking das marcas com maior prestígio da região sul do país, que são reconhecidas perante o público em relação a qualidade, confiabilidade, responsabilidade, além de exibir uma trajetória admirável, marcada pelo crescimento, pela inovação e apego a determinadas tradições.
Para elaborar o "Prêmio Reputação Corporativa", a Revista Amanhã e empresa de Consultoria Troiano entrevistaram em novembro de 2008 cerca de dois mil paranaenses. A amostra é composta por pessoas de ambos os sexos, moradores da capital e do interior do estado. No questionário foram solicitadas avaliações das 50 maiores empresas do estado analisando cinco atributos: Qualidade dos Produtos e Serviços; Admiração e Confiança; Inovação; Responsabilidade Social e Ambiental e, Histórico e Evolução.
De acordo com a pesquisa entre as 50 maiores empresas do Paraná, a Frimesa é a 4ª no atributo Qualidade dos Produtos, atingindo 45 pontos, ficando atrás apenas das marcas O Boticário, Batavo e Eletrolux. No ranking geral, a Frimesa conquistou a 10ª colocação se posicionando juntamente com grandes empresas, com índice de prestígio de 32,9 pontos. Também recebeu citação em todos os outros atributos: 9ª em Admiração e Confiança, 12ª em Inovação, 12ª em Histórico e Evolução e a 13ª em Responsabilidade Social e Ambiental.
INTEGRADA - PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO
A Integrada foi agraciada com uma menção honrosa no XII Prêmio Mérito Fitossanitário, evento promovido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia na capital paulista, onde profissionais e empresas concorreram em três categorias. Na modalidade Projeto de Educação e Treinamento e responsabilidade Sócioambiental, a Integrada foi lembrada pelo programa Nossa Água, criado em 2006 junto com a Bayer CropSciense, com o objetivo de conscientizar os associados sobre a importância da recuperação da vegetação ciliar. Além de patrocinar a recuperação de viveiros municipais e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), localizados nas áreas de atuação da Integrada. Em três anos de projeto, já foram repassados aos cooperados mais de 500.000 mudas de árvores nativas, todas produzidas em parceria com os viveiros municipais e do IAP.
SICREDI - TOP DE MARKETING 2009
O SICREDI - Sistema de Cooperativas de Crédito - foi o vencedor do Top de Marketing 2009 da ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - Seção Paraná) na categoria Mercado Financeiro. O Sistema concorreu com o case "SICREDI. Aqui você é dono", que apresenta as soluções de marketing e comunicação utilizadas para a conquista de resultados positivos no mercado, e divulgação das vantagens de uma cooperativa de crédito em relação aos bancos comerciais. No Paraná, o Sicredi é atendido pelas agências Central Press e Competence, responsáveis pelas ações de comunicação integrada da marca.
O case faz referência à campanha institucional "Vem ser Dono", lançada em agosto de 2008, apresentando o posicionamento estratégico da instituição: "ser cooperativa"; e que contribuiu para um aumento de 35% de associados até junho deste ano. Destaque também para a campanha "Poupedi", lançada em fevereiro deste ano, que em cinco meses contribuiu para o resultado de R$ 1 bilhão em cadernetas de poupança, Poupedi SICREDI, sendo R$ 370 milhões no Paraná. No estado, o SICREDI está presente em 260 municípios, com 311 unidades de atendimento. Atualmente são mais de 300 mil associados e R$ 2,5 bilhões em recursos administrados.
No País o Sicredi possui 1,5 milhão de associados e mais de mil pontos de atendimento em dez estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e São Paulo). São mais de 100 produtos e serviços disponibilizados por meio das 133 cooperativas de crédito. Em junho de 2009, os ativos totais administrados pelo Sistema Sicredi atingiram cerca de R$ 15,5 bilhões e o patrimônio líquido, aproximadamente R$ 2 bilhões.