BATAVO: Associadas Comemoram 67 Anos De Cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Comemorando os 67 anos de cooperativa, associadas da Batavo estiveram reunidas no Termas de Jurema, nesta sexta-feira, 01 de agosto. Já em seu 16º ano de comemoração, o encontro teve o tema Desenvolvimento Sustentável, sendo que a Batavo está lançando um plano mais consciente em relação ao meio-ambiente nas propriedades rurais dos associados.
Palestra - Entre as atrações do evento, houve a palestra Gestão Ambiental nas Propriedades Rurais, apresentada pelo técnico de meio-ambiente da Ocepar, Gustavo Fischer Sbrissa, mostrando fatores como os impactos da explosão e concentração demográfica, como atingir o equilíbrio sustentável, gestão da água e código florestal. Para Gustavo, a Batavo está sendo pioneira nesta conscientização começando com as mulheres na propriedade, pois, assim como a cooperativa, acredita que está na mulher a força para a ação, sendo ela capaz de realizar várias funções ao mesmo tempo, e de forma responsável.
Meio ambiente - Para o Diretor-Presidente da Batavo, Sr. Renato Greidanus, que esteve presente ao evento, aproveitou-se o momento, em meio ao verde e muita água, para dar o ponta-pé inicial da questão que tanto preocupa os agentes das cooperativas, a adequação das propriedades, principalmente as pequenas, em relação as legislações do IAP e ao Programa de Mata Ciliar. Segundo Greidanus, a água tem sido o principal bem como garantia de uma boa produção. Durante a palestra, as associadas demonstraram grande interesse pelo assunto, e tiraram muitas dúvidas.
Cooperativismo - Fundada em 01 de agosto de 1941 por imigrantes holandeses que se estabeleceram na região dos Campos Gerais, a Batavo foi a primeira cooperativa de produção do país. Atualmente, seus sócios produzem cerca de 600 mil toneladas de grãos em 127 mil hectares de terra, numa região agrícola batizada como berço do plantio direto na palha, e no setor agrícola, esta inserida numa na região de uma das maiores bacias leiteiras mundiais, produzindo 90 milhões de litros de leite ao ano. Em sua missão, está a fidelização do associado como fator principal para o sucesso na produção e uso de tecnologia mais racional e de menor impacto ao meio-ambiente. (Assessoria Batavo)