BATAVO: Cooperativa investe em novo entreposto em Imbituva
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Batavo Cooperativa Agroindustrial vai investir cerca de R$ 12 milhões na implantação de um novo entreposto na cidade de Imbituva (PR). Além de gerar empregos diretos e indiretos, o investimento trará uma série de benefícios aos produtores agropecuaristas locais. Mesmo atuando há certo tempo na região, a cooperativa considera essencial esta proximidade com o produtor, facilitando a entrega de produção, armazenagem, aquisição de insumos, comercialização e assistência técnica, beneficiando mais produtores ao associarem-se à cooperativa.
Agronegócio - Apesar de Imbituva ser economicamente desenvolvida pela indústria têxtil, sendo conhecida como "cidade das malhas", o agronegócio responde pela maior fatia do PIB do município, com destaque na produção agrícola e pecuária, com rebanhos suínos e bovinos, além de outras importantes atividades. Por isso, o sistema cooperativista, por seu aspecto social e econômico, poderá abranger as atividades com o apoio de uma cooperativa sólida que completa 85 anos de criação com tradição e comprometimento ao produtor rural e sua família, sendo democrática em suas decisões, com administração séria, honesta e eficiente em sua atuação e representatividade do setor.
Perfil associativista - O município já possui este perfil associativista, a exemplo da Associação das Malharias de Imbituva, que une e viabiliza os empreendedores do ramo têxtil. Nesta mesma linha, a Cooperativa Batavo também viabiliza seus sócios em suas atividades sendo a extensão da propriedade rural, oferecendo segurança de produzir e ter onde armazenar a produção, com grandes estruturas para limpeza, secagem e segregação no setor agrícola. Somente no setor pecuário, este ano a cooperativa já ofereceu facilidades aos produtores que já atingiram níveis de gestão considerados sustentáveis, através de um programa de fomento, a ampliarem seu plantel bovino com genética de qualidade e aumento de produtividade através de financiamentos.
Central de Processamento - E, para proteger o setor de um mercado tão volátil, está construindo uma Central e Processamento de Leite, com capacidade de 400 mil litros de leite ao dia, agregando valor ao leite in natura que é produzindo com qualidade, garantido pelo excelente sistema de rastreabilidade que adota em toda a cadeia agropecuária. A unidade será instalada na antiga sede da Moageira Irati.
Entreposto - O entreposto contará com loja de peças e rações, venda de sementes, agrotóxicos e fertilizantes, bem como secagem e armazenagem de grãos. Até então, o município de Imbituva não era atendido por cooperativas. (Imprensa Batavo)