BATAVO I: Colaboradores do Sistema Ocepar/Sescoop-PR visitam a cooperativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Junho/28/201162815631/{/gallery}Colaboradores do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, juntamente com seus familiares, participaram, na última sexta-feira (24/06), de uma Imersão em Cooperativismo que teve início com uma visita à Batavo Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A Imersão foi promovida em parceria com a Cooptur - Cooperativa Paranaense de Turismo que, durante a visitação à Batavo, apresentou os novos produtos que estarão disponíveis a partir de 2011/12 e os já ofertados nas regiões de atuação, com destaque aos roteiros técnicos e os de imersão, que promovem intercâmbio de informações e atraem turistas de diversas regiões com interesse na cultura, gastronomia, arquitetura, natureza e no processo de colonização da região.
Para o presidente da Batavo, Renato Greidanus, o contato dos colaboradores do Sistema, trazendo a família, é algo muito positivo para que todos conheçam a realidade e o funcionamento das cooperativas e se orgulhem do que é produzido em nosso Estado.
Centenário - Após a apresentação dos 34 produtos disponíveis aos turistas pela Cooptur, o presidente da cooperativa, Dick de Geus, mostrou a história de Carambeí, que este ano comemorou os 100 anos de imigração holandesa, baseada no tripé educação, religião e cooperativismo
Parque Histórico - Após a visita à Cooperativa Batavo, os participantes dirigiram-se ao Parque Histórico de Carambeí para um almoço típico indonesiano e para vislumbrarem a grandiosidade do maior museu a céu aberto do país, que retrata uma vila da época da colonização. A programação incluiu ainda visita ao orquidário e o cactário de um cooperado onde se encontra a maior bromélia do Brasil.
Sobre a Cooptur - Constituída em 2004, a primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil conta atualmente com a participação de oito municípios (Colônia Witmarsum, Carambeí, Colônia Castrolanda, Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Colônia Entre Rios), onde existem associações de produção formadas a partir de colonizações europeias. E também, como opção cultural, a cidade da Lapa. Todos trabalham juntos em busca de um turismo sustentável e de qualidade. (Imprensa Batavo)