BATAVO I: Cooperativa celebra 85 anos com festa nesta sexta-feira
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Batavo Cooperativa Agroindustrial, a mais antiga cooperativa de produção em operação do País, realiza em sua sede, em Carambeí, nesta sexta-feira (27/08), uma festa em comemoração aos 85 anos de fundação completados neste mês. São esperadas no evento mais de 1.200 pessoas, entre cooperados, colaboradores, parceiros, fornecedores e demais convidados. O Sistema Ocepar será representado pelo assessor da diretoria, Guntolf van Kaick.
Programação - Além das homenagens aos associados com 25 a 45 anos de associativismo, será lançado o livro Pioneiros do Futuro, obra que relata como a união dos primeiros imigrantes e sua interação agropecuária resultaram num sucesso do agronegócio, com inovações e avanços que fizeram da Batavo uma cooperativa com excelentes produtividades. Para ilustrar esta história, haverá uma exposição itinerante do Projeto Pioneiros do Futuro, levando os convidados a viajarem pelas décadas e seus importantes acontecimentos. Um show com cantor Almir Sater e Banda também faz parte da programação. Diversas atividades já foram realizadas para comemorar o aniversário da cooperativa, como a realização do Dia do Cooperado, quando foram ministradas palestras e apresentado o selo alusivo aos 85 anos, que será utilizado durante este ano. A Batavo receberá ainda, no próximo sábado, uma homenagem da Associação Comercial de Carambeí.
União - De acordo com o presidente da Batavo, Renato Greidanus, foi graças à união existente no sistema cooperativista que os primeiros imigrantes conseguiram superar os desafios da época em que a cooperativa foi criada, na década de 20. "Notamos que foi muito difícil no início da colonização para todos os imigrantes que chegaram ao Estado. Porém, na região dos Campos Gerais, a união foi um fator fundamental, onde passaram-se crises, planos econômicos e limitantes ambientais, mas a garra fez com que os produtores, através do cooperativismo, seguissem convictos em seus caminhos. É exatamente desta forma que foi criada a Cooperativa Batavo que, através desta garra e trabalho árduo de seus associados e colaboradores, se consolidou no que é hoje, uma cooperativa em constante desenvolvimento", afirma.
Início - Com um faturamento anual de R$ 770 milhões, a Batavo conta atualmente com 511 associados. A cooperativa foi fundada em 1925 por sete sócios e uma produção leiteira diária de 700 litros de leite. Agora, produz 90 milhões de litros de leite ao ano e está inserida numa das maiores bacias leiteiras do país, com um plantel bovino com genética de qualidade, trazido pelos imigrantes holandeses em 1947. Desenvolvendo e inovando na agricultura em sintonia com o meio ambiente, produz mais de 700 mil toneladas de grãos ao ano em 160 mil hectares. O quadro social é assessorado por uma equipe técnica qualificada e atendido por 374 colaboradores bem capacitados. A cooperativa viabiliza seus sócios através da ampliação e ações para geração de resultados, como os recentes investimentos de mais de R$ 50 milhões na estruturação de novos entrepostos em Teixeira Soares e Imbituva, e uma Central de Processamento de leite em Ponta Grossa, onde já possui três unidades.
Orgulho - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que a experiência da Batavo mostra como é possível alcançar o desenvolvimento econômico e social das pessoas e das comunidades por meio do cooperativismo. "Para o Sistema Ocepar, a Batavo é um motivo de orgulho. Ela se mantém muito forte ao longo desses 85 anos, atendendo aos interesses dos seus mais de 500 associados, incentivando-os a participar de todas as atividades, e prestando relevantes serviços a toda comunidade onde está inserida, sem descuidar do aspecto cultural e mantendo as tradições. Importante reconhecer, nesse momento, o trabalho realizado pelos pioneiros, que propiciaram condições de solidez à cooperativa, fazendo com que hoje ela seja a mais antiga do ramo em operação no País", completou Koslovski. (Com informações da Imprensa Batavo)