BATAVO II: Livro traz a história desde os primeiros imigrantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A história de garra e o pioneirismo dos imigrantes holandeses que chegaram à região Centro-Sul do Estado, além do trabalho de seus sucessores e dos demais imigrantes, estão relatadas numa obra que será lançada na noite de Comemoração dos 85 anos da Cooperativa Batavo, nesta sexta-feira (27/08), em Carambeí. Trata-se do projeto "Pioneiros do Futuro", que engloba a composição de um livro e um documentário trilíngües (Português, Inglês e Holandês). Desenvolvido pela Todapalavra Editora, o projeto foi coordenado pelos professores Niltonci Batista Chaves e José Aparicio da Silva, do Departamento de História da Universidade Estadual da Ponta Grossa (UEPG).
Iniciativa - O título do projeto faz referência aos primeiros imigrantes que, em 1925, tiveram a iniciativa de formar uma cooperativa de produção do Brasil, passando a produzir leite e queijo, naquele momento quase de forma artesanal, mas sempre com a qualidade de origem que, com o passar desses 85 anos, empregaram muita tecnologia nas mais diversas linhas produtivas da Batavo Cooperativa.
Fontes - De acordo com o professor José Aparício da Silva, o trabalho de coleta de fontes para o projeto iniciou em novembro de 2009, com a pesquisa dos acervos, sob a coordenação da Agência de Jornalismo do professor Sergio Gadini. As linhas diretivas da obra foram divididas em seis capítulos, destacando os tipos de produções e comércio de cada época, o comportamento da cooperativa em diversos eventos de ordem político, social e /ou religioso, e de que modo essas celebrações afetavam a vida dos associados e da comunidade em geral. As mudanças tecnológicas ganharam um capítulo especial, mostrando às inovações que contribuíram para os avanços no agronegócio ao longo desses 85 anos de existência da cooperativa, destacando também às imagens de marcas e produtos da Batavo desde as primeiras até as atuais, responsáveis por ditar tendências.
Presidentes - O último capítulo do livro trata das presidências da cooperativa. A proposta é destacar os feitos marcantes de cada gestão, ilustrando-os com a fotografia do presidente em questão, compondo uma galeria de honra. Foram levantados ao todo: oito atas em holandês, as quais foram traduzidas; 13 atas transcritas de 1941 a 1965 e 13 atas transcritas de 1965 a 2000; 61 documentos normativos da cooperativa; 13 fichamentos de material bibliográfico; 544 fotografias scaneadas e legendadas; 119 edições de jornais scaneadas, lidas e analisadas; 29 textos sobre Carambeí em outros jornais lidos e resenhados; 25 edições da Revista Batavinho scaneadas e 117 páginas scaneadas da Revista Batavo; 11 matérias sobre a Batavo e Carambeí em outras revistas e 18 textos produzidos pelos próprios estagiários. (Imprensa Batavo)