BIODIESEL: Show Rural Coopavel mostra processo de produção

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O biodiesel vem atraindo a atenção e a curiosidade de muitos agricultores, principalmente os de soja, durante a 19ª edição do Show Rural Coopavel, que começou segunda-feira e termina nesta sexta-feira em Cascavel. A oleaginosa caminha para ser a matriz predominante do biodiesel brasileiro. A opção, porém, tem a oposição dos pesquisadores que consideram ideal o uso de várias culturas para a produção de biomassa. De acordo com pesquisadores da Embrapa, ainda é cedo para afirmar qual será o principal grão usado na produção, “mas há uma tendência para a soja”. A própria empresa pesquisa uma série de produtos, respeitando as aptidões geográficas do país. No Paraná, por exemplo, há experiências em andamento com girassol, mamona, amendoim, gergelim, pinhão-manso e outras oleaginosas de verão e de inverno.

Outras opções - Ruy Yamaoka, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), afirma que “sustentar o biodiesel só com a soja é um risco porque o produto é bastante valorizado e segue uma tendência de mercado. Conseqüentemente, sofre os efeitos da oscilação de preços”, explica o pesquisador. Para ele, o ideal é sustentar a produção de biomassa com outras plantas que têm um rendimento superior de óleo ao da soja. É o caso do girassol, da mamona, do amendoim e do pinhão-manso, de onde se pode tirar de 30% a 60% de óleo vegetal de cada grão, enquanto que a soja e o algodão rendem entre 18% e 20%.

Ajustes - Para o pesquisador, o projeto de biodiesel nacional ainda precisa de muitos ajustes para ganhar credibilidade lá fora, diante da possibilidade de o produto nacional ser exportado, principalmente para a Europa, onde alguns países já fizeram a opção pelo combustível verde. No Brasil, o biocombustível deve se tornar no futuro o principal concorrente do óleo diesel, usado para abastecer a frota de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. O governo brasileiro já aprovou a adição, a partir de 2008, de 2% de biocombustível ao óleo diesel, porcentual que passará para 5% a partir de 2013, devendo chegar a 20% em 2020. O biodiesel tem sido um dos atrativos do Show Rural. No local, os agricultores conhecem toda a sua cadeia produtiva e as plantas utilizadas no processo. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados