BRASÍLIA: Koslovski mantém contatos importantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que se encontra em Brasília, desde terça-feira (24/04), quando participou da Assembléia Geral da OCB, aproveitou sua passagem pela capital para manter diversos contatos de interesse do sistema cooperativista paranaense. Por telefone, o dirigente informou que na manhã desta quarta-feira (25/04) esteve reunido com o Assessor Especial do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles. Na ocasião discutiu a proposta apresentada pela Ocepar ao governo, para capitalização das cooperativas e também sobre Projeto de Lei 82, que tramita no Senado Federal, disciplinado o “ato cooperativo” para os demais ramos, especialmente o ramo saúde. Através da Lei 9.876/1999 foi reconhecido o “ato cooperativo” para os ramos: agropecuário, transporte, infra-estrutura e crédito, porém, os demais ramos ficaram de fora. Koslovski disse que o Fontelles informou de que o Ministério da Fazenda irá designar o auditor fiscal do Tesouro Nacional, Pedro Anceles para negociar com o sistema cooperativista, que será representado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski uma solução para este impasse. Anceles, que nesta manhã realizou palestra, em Curitiba, na Ocepar, falou com Koslovski por telefone sobre o assunto.

Medidas estruturantes - Ainda na parte da manhã desta quarta-feira, Koslovski participou de uma reunião com representantes da Comissão da Agricultura na Câmara para tratar sobre a pauta de pedidos do sistema que foi entregue no dia 18/04 ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e também do andamento das medidas estruturantes que foram apresentadas ao presidente Lula pelo cooperativismo, na reunião de Foz do Iguaçu, no dia 24 de agosto de 2006. Também no dia de hoje (25/04) Koslovski se reúne com o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edílson Guimarães para debater encaminhamentos aos pleitos do setor.

Etanol - Ao participar da Assembléia da OCB, nesta terça-feira (24/04), o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, afirmou que o agronegócio passa por um bom momento e destacou que as perspectivas para algumas culturas são extremamente otimistas. Voltou a citar o etanol como a nova ‘alavanca’ para a agricultura brasileira. “Tirando a euforia em torno do assunto, acredito um crescimento de 10% a 12% (na produção) é razoável”.  O ministro alertou, porém, que a questão ambiental é cada vez mais presente nas ações do governo. “Quem tem mais condições de assumir (o assunto etanol) é a agricultura, mas estamos trabalhando de forma responsável do ponto de vista ambiental, já que o Brasil tem de 30 a 40 milhões de hectares de terras degradadas que podem ser recuperadas para atender às demandas por etanol”.

Frencoop – Na noite de terça-feira (24/04), o presidente do Sistema Ocepar participou do jantar de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), quando foi empossado como presidente o deputado federal, Odacir Zonta (PP/SC). Além de Koslovski, participaram desta solenidade o presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas e demais presidentes de Organizações Estaduais que já se encontravam em Brasília. Diversos foram os parlamentares presentes à posse de Zonta, entre os quais os deputados pelo Paraná, Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra, Alfredo Kaefer, Alex Canziani, Luiz Carlos Hauly, Max Rosenmann, Luiz Carlos Setim, Moacir Micheletto, Hidekazu Takayama, César Silvestri, Ricardo Barros e Dilceu Sperafico.

Conteúdos Relacionados