C.VALE: Dia de Campo de Verão atraiu 9.500 visitantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais de 9.500 pessoas visitaram o Campo Experimental da C.Vale, em Palotina, durante o Dia Campo de Verão da cooperativa, realizado de 20 a 22 de janeiro. Híbridos de milho transgênico e o lançamento de um novo pulverizador, da Montana, estavam entre as principais novidades apresentadas no evento. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, disse que o Dia de Campo é uma ponte que liga a pesquisa e as empresas aos produtores rurais.  Segundo ele, o acesso às informações e inovações tecnológicas é condição fundamental para quem quer se manter atualizado e melhorar o desempenho de suas atividades. "São em eventos como esses que observamos o quanto ainda temos que investir". 

Programação - Durante os três dias foram apresentados os resultados de 272 experimentos de soja, milho, mandioca e pastagens. Para atender ao público, cerca de 750 profissionais da C.Vale e de empresas conveniadas trabalharam no local.  O dia de campo reuniu quase cem fabricantes de máquinas, implementos, empresas de insumos e instituições de pesquisa (Embrapa, Coodetec, Iapar, Fundação Meridional e Unioeste). A programação envolveu também atividades voltadas à suinocultura, avicultura - com a construção de um aviário demonstrativo, e a realização da 9ª Mostra da Bezerra e Novilha Leiteira. Setenta animais foram julgados e os melhores de oito categorias foram premiados. Exposições estática e dinâmica de máquinas e implementos agrícolas, comercialização de produtos artesanais e lançamento de livro de receitas pelas integrantes da Organização Feminina da C.Vale também fizeram parte da programação.

Palestras - Mais de 60 palestras foram ministradas no evento, entre elas, uma sobre segurança nos trabalhos do campo e outra abordando o tema "Desafios comerciais ao agronegócio brasileiro", com secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo. Segundo Benedito Rosa, o Brasil precisa diversificar suas exportações a fim de diminuir a dependência de um grupo de apenas oito produtos. Esse conjunto é responsável por 91% das receitas que o País obtém com as vendas ao exterior. Ele acredita que o ano de 2009 será menos ruim do que se avaliava inicialmente. Rosa entende que a demanda chinesa por alimentos ajudou a recuperar os preços agrícolas e que, de agora em diante, a relação entre oferta e demanda irá ditar os preços mais do que as aplicações especulativas.

Dia de Campo 2010 - Ao encerrar a edição 2009, a comissão organizadora já anunciou que o Dia de Campo do próximo ano acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de janeiro de 2010. (Imprensa C.Vale)

Conteúdos Relacionados