C.VALE I: Cooperativa entre as maiores empresas do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O bom desempenho das empresas ligadas ao agronegócio experimentou uma forte recuperação em 2007 após uma forte crise nos dois anos anteriores. A C.Vale se beneficiou desses fatores e deu um salto de 75 posições na classificação das 500 maiores empresas do Brasil. Levantamento Melhores e Maiores da revista Exame, publicado em julho aponta a C.Vale como a 261ª empresa brasileira em volume de vendas no ano passado enquanto em 2006 ocupava a 336ª posição. Entre as empresas do segmento comercial, a cooperativa aparece como a 41ª maior do país em vendas. O levantamento mostra, ainda, que a C.Vale cresceu 11 posições entre as maiores da região Sul, firmando-se na 38ª colocação.

Crescimento - Depois de elevar o faturamento (soma das vendas) de R$ 960 milhões em 2006 para R$ 1,4 bilhão no ano passado, a C.Vale se destacou, também, entre as empresas que mais ampliaram seus negócios no Paraná. Essa variação de 39,8% (já descontada a inflação) fez com que a cooperativa alcançasse a quarta colocação em crescimento em vendas no estado.

Agronegócio - Levantamento sobre o balanço financeiro de empresas do agronegócio nacional também aponta a atuação da C.Vale. A cooperativa classificou-se na 50ª posição no Anuário Exame 2008/2009 que analisou o desempenho das 400 maiores empresas do segmento. Na região Sul, é a 11ª maior do setor. O estudo revela que a C.Vale foi a 36ª empresa ligada ao agronegócio nacional que mais cresceu no ano passado e a 35ª com maior número de empregados.

Estratégia - O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, entende que os números apontados pelos levantamentos indicam o acerto da estratégia de ampliar a área de atuação e investir na agroindustrialização. "Ampliamos os volumes de recebimento de produção e de vendas. Isso é importante porque ajuda a diluir os custos e melhorar a competitividade", diz. Para ele, esses fatores são fundamentais para a sobrevivência em um ambiente de economia globalizada. "A gente precisa agregar valor e ter baixos custos para conseguir oferecer boa remuneração aos produtores e garantir espaço no mercado." (Imprensa C.Vale)

Conteúdos Relacionados