CAFÉ: Cocari é destaque no Concurso Café Qualidade Paraná 2006

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Graças aos produtores que permanecem até 20 anos cultivando um pé de café é que essa bebida faz parte do cotidiano brasileiro. A cooperativa Cocari, de Mandaguari (PR), deve seu crescimento e bom desempenho, em grande parte, à dedicação e empenho de seus associados que se dedicam à produção de café. Hoje a cooperativa conta com 4.644 associados, dos quais, 579 são cafeicultores. O resultado do Concurso Café Qualidade Paraná 2006, realizado no município de Apucarana, no mês de novembro, surpreendeu a cooperativa, pois dentre os 10 melhores cafés do Paraná, três são produzidos por cooperados da Cocari. O café produzido pelo associado Rold Cheida Pereira foi qualificado como o 5º melhor café do Paraná. Com a classificação, Rold leiloou a saca do café que disputou o concurso por R$ 500,00. No mercado atual a mesma saca valeria em torno de R$ 200,00. Com 20 mil pés de café plantados em 5 hectares, o produtor colhe em média 300 sacas de café em coco. Cheida planeja alcançar a marca de 400 sacas para a próxima safra.  José Carlos Barroco obteve o título de 7º melhor café do Estado. Ele planta 30 mil pés de café e chega a produzir 700 sacas. José Rizzo de Andrade atingiu a nona colocação no Concurso Café Qualidade Paraná 2006. No espaço de 4 hectares Rizzo produz cerca de 400 sacas de café.

Concurso - A terceira edição do Concurso Café Qualidade Paraná teve a inscrição de mais de 500 amostras de cafés. A etapa estadual teve 80 amostras concorrendo (10 amostras de cada uma das 8 regiões produtoras do Estado). Destas, 37 foram pré-selecionadas: 20 da categoria café natural e 17 de café cereja descascado. Todas foram analisadas por juízes oficiais seguindo normas da Associação Brasileira das Indústrias Torrefadoras de Café -ABIC. O objetivo do Concurso Café Qualidade é legitimar a qualidade do café paranaense no mercado brasileiro e internacional, por características marcantes como, aroma, doçura natural e acidez.

Classificação -  O resultado final da edição de 2006 do Concurso Café Qualidade Paraná é o seguinte. Na categoria Café Natural foram vencedores os seguintes produtores: Valtamir Mezzomo (Salto do Itararé) 1º Colocado (Leilão Nacional). Ernesto Sene (Ibaiti) 2º Colocado. Gumercindo Vicente Raia (Bandeirantes) 3º Colocado. Selvino Alves de Souza (Arapongas) 4º Colocado. Rold Cheida Pereira (Mandaguari) 5º Colocado. Hélio Registro (Cornélio Procópio) 6º Colocado. José Carlos Barroco (Mandaguari) 7º Colocado. Ademir Donizete de Oliveira (Apucarana) 8º Colocado. José Rizzo de Andrade (Mandaguari) 9º Colocado e Ailton Aparecido Maistro (Rolândia) 10º Colocado. Na categoria Café Cereja Descascado foram premiados Fábio Dória Scatolin (Ribeirão Claro) como 1º Colocado; Ronieri José Mazetto (Tomazina) 2º Colocado e José Antonio Boraneli (Figueira) 3º Colocado. (Com informações do Informativo Cocari Edição 197 – Dezembro de 2006)

Conteúdos Relacionados