CAFÉ QUALIDADE: Encerramento de Concurso será em Mandaguari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cidade sede da solenidade de encerramento da etapa estadual do Concurso Café Qualidade Paraná 2008 é Mandaguari, município com longa tradição de produção de café, na data do dia 30 de outubro. Como parte integrante da programação, no dia 29 será realizado o leilão estadual da ABIC, responsável pela classificação até o quinto lugar dos lotes concorrentes nas categorias café natural e café cereja descascado.

Anúncio oficial - A escolha de Mandaguari foi apresentada na manhã de ontem (13.08), ao prefeito do município Cilênio Pessoa Pereira Junior, por integrantes da Comissão Organizadora do Concurso, liderada pelo economista Paulo Sérgio Franzini, da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná. Na tarde do dia 29 de agosto o secretário Valter Bianchini da Agricultura e do Abastecimento fará o anúncio oficial do evento, promoção do Governo do Paraná e parceiros da cadeia produtiva, durante o seu pronunciamento no Curso de Capacitação dos Cafeicultores de Mandaguari e região. Mandaguari foi escolhida por preencher os requisitos pontuados e julgados pela comissão organizadora do concurso, como sua localização estratégica que permite facilidade de acesso, centralizando o fluxo no Norte dos produtores rurais de 210 municípios cafeeiros das 10 regiões produtoras de café do Paraná.

O concurso - Para o engenheiro agrônomo Cilésio Abel Demoner, executor estadual do Projeto Café do Emater, instituto estadual vinculado à Seab, a expectativa de participação dos inscritos nesta 6ª edição é de superar as 300 amostras do concurso passado. "Por isso continuam  abertas até dia 20 de agosto as inscrições e respectivas entregas de amostras dos lotes concorrentes", assegura Demoner. Na continuidade, os lotes inscritos serão julgados regionalmente durante o mês de setembro nos 10 centros de degustação e classificação, mantidos em pólos cafeeiros do Paraná. Após as solenidades de encerramento das etapas regionais, os 10 primeiros classificados de cada categoria vão a julgamento estadual, marcado para os dias 23 e 24 de outubro, em Londrina.

Campeões - Os lotes classificados como campeões nas duas categorias serão aqueles que receberem maior pontuação da comissão julgadora estadual e inscritos automaticamente na etapa nacional, a serem classificados no leilão nacional da Abic, pelo maior valor dentre os demais lotes participantes dos estados cafeeiros concorrentes.  O leilão estadual da Abic premiará do 2º ao 5º classificado através dos lances dos compradores interessados, no valor mínimo de 30% acima da cotação da Bolsa de Mercadorias e Futuro, do dia anterior ao leilão. (Imprensa Emater Paraná)

Conteúdos Relacionados