CÂMARA: Comissão especial vai discutir efeitos da crise financeira na agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi instalada nesta quarta-feira (25/03), no âmbito da Câmara dos Deputados, a comissão especial de monitoramento da crise econômica na área de Agricultura. Para dirigir os trabalhos do colegiado foram eleitos os deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES), como presidente, Luis Carlos Heinze (PP-RS), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Beto Faro (PT-PA), para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes. Como relator foi designado o democrata paranaense Abelardo Lupion.

Reuniões - Como primeiras ações de discussão dos efeitos da crise, os parlamentares pretendem se reunir três vezes por semana com representantes dos diferentes segmentos do agronegócio nacional. Segundo Heinze, a ideia nesse primeiro momento é ouvir todas as cadeias produtivas, especialistas e ex-ministros renomados de forma a reunir informações sobre o que o setor produtivo está enfrentando com a recessão mundial.

Quadro - "Queremos traçar um quadro sobre o problema do setor agropecuário de A a Z. Além disso, vamos enumerar o que cada cultura e atividade representa para a balança comercial do país, quanto de empregos gera e o impacto que sofreu com a recessão global", ressalta o progressista gaúcho. Após isso, Heinze destaca que os congressistas vão unir a força do setor com a do parlamento para pressionar o executivo.

Convidados - Como convidados para as primeiras audiências públicas foram sugeridos os nomes dos ex-ministros, Guilherme Dias; Pratini de Morais, Delfim Neto, Roberto Rodrigues, Alisson Paulinelli, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca e o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles. Além deles, em paralelo, a comissão também pretende convidar lideranças do setor produtivo, exportador e industrial. Para a próxima terça-feira (31/03), Dias deve ser o primeiro a debater o assunto com os deputados do colegiado. Na quarta-feira (1/04), o convidado será Giannetti. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados