CÂMARA: Criada subcomissão para analisar relação entre produtores e agroindústrias
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A partir da próxima semana, a Subcomissão, criada pela Comissão de agricultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira para analisar a relação entre produtores e agroindústrias, começará a ouvir especialistas. A intenção é conhecer, tecnicamente, a relação contratual entre integrados e integradores no Brasil e em outros países. Para isso, o presidente recém-eleito do colegiado, deputado Assis do Couto (PT/SC), debateu com os demais integrantes uma agenda de reuniões técnicas quando serão ouvidos representantes dos produtores, das indústrias e das cooperativas agropecuárias, além de instituições de pesquisa e universidades. Os segmentos identificados são frango, suínos, fumo, leite e bovinos.
Amadurecimento - A iniciativa vem da percepção de que a relação de integração ainda precisa amadurecer no Brasil, avaliou o deputado Moreira Mendes. Para o parlamentar, "o integrado, muitas vezes, se torna refém dos contratos, dependendo, em quase tudo, do fornecimento de insumos do integrador". O presidente do colegiado acrescentou que de imediato serão ouvidos a Embrapa, a academia e as principais entidades representativas, como a CNA e a CONTAG. O deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), relator da Subcomissão, sugeriu que os contratos em vigor sejam analisados com a intenção de identificar problemas para que seja formulada uma proposta de normatização, ouvindo os dois lados do negócio - integrador e integrado.
Consultas - Já o deputado Duarte Nogueira (PSDB/SP) solicitou que sejam feitas consultas junto às instituições "para se ter em mãos informações atualizadas do processo de integração no Brasil para que os parlamentares possam analisar o tamanho do segmento, um retrato atual da integração".
Audiências - A subcomissão criada para avaliar as relações de integração e propor medidas para melhorar a relação entre indústrias e produtores - subrinip - deverá realizar todas as audiências até o final de junho, quando apresentará um relatório final. As reuniões estão agendadas para as quartas-feiras, na sala da presidência da Comissão de Agricultura. (Assessoria de Imprensa)