CÂMARA FEDERAL: Subcomissão vai aprofundar debate sobre fertilizantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Parlamentares que integram a Comissão de Agricultura da Câmara Federal aprovaram na quarta-feira (15/10), a criação de Subcomissão Especial para analisar a redução do custo de insumos agropecuários. Para o deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), um dos autores do requerimento para a instalação da Subcomissão, a proposta justifica-se pelo amplo debate, em pauta, sobre o aumento dos preços de alimentos, de commodities minerais e agrícolas em todo o mundo.  O deputado enfatiza que a Subcomissão acompanhará, principalmente, a questão dos fertilizantes. "Essa situação é extremamente perigosa para o agronegócio brasileiro. Aproximadamente 74% dos fertilizantes utilizados no nosso país é importado. No último ano, os preços subiram cerca de 100 a 200%", destaca Vilela.

Audiências - Em 2007 e no primeiro semestre deste ano, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou audiências públicas para cobrar soluções do governo federal com relação ao setor de insumos e fertilizantes. Segundo Leonardo Vilela, o governo já tomou algumas iniciativas que não foram suficientes. "Com a Subcomissão para acompanhar, aprofundar e fazer com que esta Casa tenha o respaldo necessário, o governo terá que concretizar as ações", enfatiza.

Dependência - O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), autor de outro requerimento para a criação da Subcomissão, também criticou a dependência que o Brasil tem dos fertilizantes importados. "A situação é muito perigosa porque algum país fornecedor pode suspender as exportações. E quem sofrerá um prejuízo muito grande é o produtor rural", explica Andrade. Os trabalhos da Subcomissão começam após a eleição do presidente da coordenadoria que está prevista para 29 de outubro. (Assessoria Parlamentar/OCB)

Conteúdos Relacionados