CAMPE PRODUTIVIDADE: Soja CD 214 RR rende 195,7 sacas por alqueire
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um concurso de produtividade promovido pela Cooperativa Agroindustrial Lar acaba de premiar os campeões em produtividade nas diferentes culturas e atividades agropecuárias. Na cultura de soja, as variedades desenvolvidas pela Coodetec confirmaram a excelente performance de competições anteriores, mas o destaque ficou por conta da cultivar CD 214 RR, que alcançou 195,7 sacas por alqueire e para a CD 215, que rendeu 198,9 sacas. Os números são ainda mais expressivos se comparados à produtividade média da área de ação da cooperativa, que situou-se na faixa das 120 sacas por alqueire nesta safra. Segundo o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, esta é a vigésima edição de concurso, realizado anualmente. “O certame é um desafio aos produtores associados no sentido em que premia e estimula a adoção de novas tecnologias e a busca contínua de melhoria dos níveis de produtividade”, observa Irineo. A inscrição ao concurso é aberta a todos os 9.000 agricultores filiados à Lar. Cada concorrente indica área de um hectare de sua lavoura. A demarcação, colheita, pesagem e classificação são fiscalizadas pela equipe técnica da Cooperativa.
Campeão plantou 214 RR - Paulo e a esposa Marilene Cosmo cultivam 55 alqueires em sua propriedade, na linha São João, em Itaipulândia. O casal tem ainda um aviário para 21 mil cabeças, de onde também sai o adubo orgânico. “A cama do aviário complementa o adubo químico e é, a meu ver, um dos fatores que, aliados à qualidade das sementes, ajudaram no resultado final”, conta Paulo. Segundo ele, o acompanhamento diário e o cuidado com doenças e pragas também são fundamentais. “Muita gente só planta e não cuida”, observa. Campeã na modalidade “Soja-Associados” do concurso promovido pela Lar, a propriedade de Marilene e Paulo alcançou a produtividade recorde de 195,70 sacas por alqueire com a variedade CD 214 RR e recebeu como prêmio 750 quilos de semente de soja. O plantio aconteceu no dia 20 de outubro de 2006 e a colheita dia 26 de fevereiro deste ano. Como adubação, usou a fórmula 00.23.18, 16 sacas por alqueire. As sementes foram tratadas com Cruiser + Maxin XL, duas aplicações de herbicida glifosato (cinco litros por alqueire), dessecação com Roundup, oito litros por alqueire. O controle de lagartas exigiu duas aplicações e de percevejos, cinco aplicações, além de duas aplicações de fungicida contra ferrugem. “O resultado foi altamente compensador, principalmente se levarmos em conta que com a variedade transgênica economizamos na aplicação de veneno”, diz Paulo, que pretende voltar a plantar variedades Coodetec na próxima safra.
Campeão Júnior - Na modalidade reservada aos jovens agricultores, o primeiro lugar foi conquistado por Júnior Sachser, de Missal. Com o pai, Eloi, o jovem agricultor cultiva sete alqueires de lavoura, além de reservar espaço à criação de suínos (420 cabeças) e atividade leiteira. Júnior sagrou-se campeão e recebeu como prêmio 600 sacas de semente de soja. Ele plantou a lavoura em 15 de outubro de 2006 e colheu em 15 de fevereiro deste ano. Usou 13 sacas de adubo por alqueire (00.20.20), dessecou com Roundup (sete litros por alqueire). As sementes foram tratadas com Standak + Maxim XL.Usou fungicidas Priori-Xtra (730 ml por alqueire, + Nimbus (um litro e meio por alqueire); inseticida, fez uma aplicação de herbicida (Flex + Fusilade), inseticida Dimilin (80 gramas por alqueire) e duas aplicações de inseticida Dimilin (80 gramas por alqueire). Da área total, Júnior e o pai plantaram três alqueires com a variedade CD 215 e quatro com a CD 214 RR. A produtividade média foi de 146 sacas por alqueire, bem superior à média regional. “O importante é escolher boa semente, fazer o manejo correto e ficar de olho na lavoura, cuidando de pragas e especialmente da ferrugem”, resume o campeão jovem Júnior Sachser, que recebeu como prêmio 600 quilos de semente de soja. (Imprensa Coodetec).