CAPAL: Cooperativa registra aumento de 49% no faturamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ano de 2007 foi marcado por bons resultados para os cooperados da Capal Cooperativa Agroindustrial. Os números apresentados na última quinta-feira (31/01), em Arapoti, durante a Assembléia Geral Ordinária, mostram que o faturamento da cooperativa ultrapassou a cifra de R$ 240 milhões, um aumento de 49% em relação ao ano anterior. A AGO foi realizada no Salão da Associação Recreativa dos Funcionários da Capal (ASFUCA). O Sistema Ocepar/Sescoop-PR foi representado pelo analista Izaias G. Lopes.

Desempenho - Um dos fatores que contribuíram para crescimento do faturamento da cooperativa foi a boa safra de trigo e também a comercialização do leite, que atingiu preços compensadores. Já uma das preocupações, principalmente para pecuaristas de leite e suínos, é o aumento substancial dos custos de preocupação da ração, em função da valorização do milho e soja, principais insumos. A cooperativa, por sua vez, continua a trilhar o caminho desenhado por seu planejamento estratégico, que foi revisado em 2007. Concluiu a nova unidade de recepção e secagem em Arapoti e Itararé e foram iniciadas as obras da Unidade de Wenceslau Braz, prevista para entrarem em operação já na próxima safra de verão.

Cooperados - A Capal registrou ainda um crescimento significativo no quadro de cooperados, terminando o ano com 431 cooperados ativos. Em relação à distribuição de sobras, que somaram R$ 3,7 milhões, 40% foi colocado à disposição dos cooperados, 40% foi capitalizado na Capal e 20% capitalizado na Sicredi Capal.

Conselhos - Também durante a AGO foi realizada a eleição dos conselhos. Confira a constituição:

Conselho de Administração: diretor presidente Albert Salomons, diretor vice-presidente, Erik Bosch, diretor secretário, Luciano Dias Carneiro Klüppel. Como conselheiros efetivos foram eleitos: José Osmar Lourenço Lopes, Jan Willen Salomons, Jan Noordegraaf Neto. Como conselheiros suplentes foram eleitos: Nicolaas Arie Elgersma, Lambert Jongsma, Roberto Alberts, Tsuyoshi Watanabe.

Conselho Fiscal: Clorisvaldo Dell´Anhol, Floriano Bosch e Marinus Teunis Hagen Filho. Suplentes: Adriaan Frederik Kok, Josemar Sala, Wilko Laurens Verburg.

Conteúdos Relacionados