CARNE: Falta de qualidade ameaça vendas à Rússia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A insatisfação da Rússia com as garantias dadas pelos fornecedores de carne brasileira está levando o importador a buscar suprimentos de outros países latino-americanos. A informação é da agência russa de saúde animal e vegetal, Rosselkhoznadzor. "Um aumento drástico das importações de carne nos últimos anos não foi acompanhado por uma melhora na qualidade dos serviços sanitários do Brasil", informou a agência russa nesta quinta-feira (7/06). "A Rosselkhoznadzor está estudando atualmente a possibilidade de importar derivados de carne seguros e de boa qualidade da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia", consta do comunicado.
Falsificação de certificados - A agência acrescentou que um número pequeno de inspetores russos no Brasil é obrigado a controlar centenas de milhares de toneladas de derivados de carne porque o Brasil ainda não adotou tecnologia que impeça a falsificação de certificados sanitários. "Especialistas da Rosselkhoznadzor descobriram irregularidades sistemáticas enquanto inspecionavam processadoras de carne e refrigeradoras, o que levantou questões sobre a eficiência do serviço sanitário brasileiro", afirmou a agência russa. A Rússia suspendeu as importações de carne de várias empresas brasileiras este ano, argumentando que ou continham bactérias perigosas ou possuíam certificados falsificados.
Exportações - O Brasil exportou anualmente à Rússia entre 800 mil e 1 milhão de toneladas de carne de vaca e aves nos últimos anos, segundo a agência russa. O governo russo também planeja adotar novos padrões na importação de carne tanto para processamento quanto para comercialização no varejo, com o objetivo de reduzir o ingresso de produto de baixa qualidade.