CASTROLANDA: Agroleite retrata vitrine da tecnologia do leite no Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre os dias 10 a 14 de agosto, Castro, município do interior do Paraná, se prepara para sediar a 10ª edição do Agroleite, sob o tema "vitrine da tecnologia do leite no Brasil". Ao completar 10 anos do evento, a Castrolanda, realizadora da exposição, prepara uma edição especial e homenageia a cidade como pólo difusor de tecnologia do leite no país.
Centenário da imigração holandesa - Ainda neste ano, a Cooperativa aproveita a oportunidade para lançar o centenário da imigração holandesa no Brasil. "A edição deste ano será uma edição muito especial para todos nós. Duas datas muito importantes para serem trabalhadas. Os 10 anos deste importante evento da cadeia leiteira e ainda o centenário. Está sendo para todos nós um trabalho árduo, mas já demos início no ano passado, logo após a última Agroleite, então tudo deve correr dentro do previsto", comenta o coordenador geral, José Hilton Prata Ribeiro.
Competição - O Agroleite apresenta cinco dias de competição dos melhores animais vindos de diversas regiões do Brasil. Serão mais de 600 cabeças de gado leiteiro. Minas Gerais já confirmou a participação novamente com a raça girolando. O gado holandês permanece como carro chefe do Agroleite. "Neste ano queremos incrementar com uma mostra do holandês vermelho e branco", adianta o coordenador.
Outras raças - Jersey deve apresentar quase 200 animais em pista. A Associação dos Criadores da Raça Pardo-Suíça se prepara para a etapa Nacional que neste ano será realizada dentro do Agroleite e a raça Simental também mantém os preparativos dentro dos padrões da edição anterior, quando trouxe para a pista cerca de 150 animais.
2009 - No ano passado mais de 40 mil pessoas estiveram no Agroleite. Em negócios a feira movimentou cerca de R$ 10 milhões. Para este ano mais de 100 expositores devem apresentar uma gama de tecnologias entre produtos e serviços.
Eventos paralelos - Nos eventos paralelos da programação oficial os participantes podem tirar proveito dos seminários gratuitos sobre gestão, mercado, tendências e perspectivas e outros assuntos da pecuária de leite, agricultura e suinocultura, áreas de atuação da Cooperativa Castrolanda. "Estes simpósios oferecem aos visitantes oportunidades para estarem bem informados, além de contribuir de alguma forma para o melhoramento da condução das atividades nas suas propriedades", destaca Ribeiro.
Imigração holandesa - A Europa toda sofria com os rigores e os traumas deixados pela Segunda Guerra Mundial. As incertezas dos holandeses e o interesse em maiores áreas para exploração da pecuária de leite e posteriormente a agricultura e outras atividades completares motivaram a busca por novos destinos. Entre as opções estavam o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá. No Brasil o primeiro grupo imigrou em 1911. Em Castro, 30 de novembro de 1951, foi a data da chegada das primeiras famílias holandesas na cidade e marca a formação da Colônia e da Cooperativa Castrolanda.
Tecnologia e produção - A bovinocultura de leite na Castrolanda é sinônimo de tradição. A produtividade é comparável as melhores produções mundiais alcançando a lactação encerrada por vaca de 12.000 litros de leite. São 250 produtores com 19.000 vacas para uma produção media por produtor acima dos 1.800 litros de leite por dia. A partir de constantes investimentos e da profissionalização dos produtores, a Cooperativa tem um padrão de qualidade e de produtividade reconhecidos nacionalmente e capazes de atender os mais exigentes mercados. (Imprensa Castrolanda)