CASTROLANDA: Agroleite terá juiz canadense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O canadense Callum McKinven, junto com mais três nomes que ainda serão anunciados pela comissão organizadora do Agroleite, será um dos responsáveis por eleger a campeã entre os mais de 600 animais que passarão pela pista de julgamento da exposição, que será realizada de 10 a 14 de agosto, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). Trazido ao Brasil pela Semex, empresa do setor de inseminação artificial, McKinven chega ao Brasil no dia 10 de agosto. O canadense vai avaliar os animais da raça holandesa e jersey. "Eu aprecio um bom animal, independentemente da sua raça", disse ele. McKinven já julgou animais em mais de 25 países. Entre os trabalhos, ele destaca a participação por diversas vezes nas duas feiras internacionais mais importantes do setor leiteiro, a Royal Agricultural Winter Fair, no Canadá onde já julgou 7 vezes e a Dairy Expo, em Madison, 8 vezes. Em ambas as feiras, julgou vários animais de diversas raças leiteiras. Além de jurado, McKinven é criador em Hatley, Quebec.
Demais raças - A comissão organizadora anuncia na próxima semana o responsável por avaliar os animais da raça simental. "Estamos buscando um austríaco especialista em simental leite. Optamos por um jurado estrangeiro porque no Brasil a maioria dos jurados ainda valoriza a dupla aptidão do simental: corte e leite, porém, conduzem o julgamento avaliando as mesmas características para ambos. Do ano 2000 para cá é que se começou a mudar este conceito. Então aí está a nossa preocupação em trazer um especialista com grande experiência na área, pois não queremos correr o risco de premiar animais que não tenham características leiteiras", disse o organizador Luiz Geraldo Almeida. Para as raças pardo-suíça e girolando a comissão organizadora prevê nomes nacionais.
Juízes - A presença de nomes internacionais é tradicional no Agroleite. "A participação de jurados internacionais é muito importante, pois o que os criadores querem é ter um parâmetro dos animais daqui com os dos demais países. Estes juízes, especialmente o Mckinven viajam o mundo todo e podem com segurança passar esta expectativa para os criadores quanto ao sucesso da seleção genética dos expositores", disse José Hilton Prata Ribeiro, coordenador geral do Agroleite.
Inscrições - As inscrições para participação dos animais serão abertas em junho. A comissão prepara instalações para receber cerca de 700 animais no Parque. Além da pista de julgamento serão inscritos animais para o torneio leiteiro e leilão Top Agroleite. (Imprensa Castrolanda)