CASTROLANDA: Cooperativa investe 40 milhões em 2008
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Seguindo a estratégia de crescimento, a Cooperativa Castrolanda registrou em 2008 investimentos na ordem de R$ 40 milhões. Os recursos foram aplicados em todos os setores. Na agricultura, a verba foi distribuída em todas as Unidades. O maior investimento foi com a nova Unidade em Ventania, na construção de dois secadores de 80 toneladas, quatro silos para cinco mil toneladas cada um, dois silos pulmão de mil toneladas, pré e pós-limpeza, balança, loja agropecuária e acesso à Unidade.
Outros investimentos - Em Itaberá foram construídos quatro novos silos de cinco mil toneladas de capacidade estática. Também foram feitas melhorias na infra-estrutura de secagem de feijão. Curiúva recebeu um novo barracão para fertilizantes. Em Ponta Grossa foi construído uma nova balança rodoviária e a Unidade recebeu melhorias no beneficiamento para soja de consumo humano.
Matriz - A matriz também recebeu investimentos. Foram construídos dois silos para duas mil toneladas e um com capacidade para nove mil. Um novo tombador para bi-trem foi construído e mais dois secadores para grãos, além de uma nova linha de máquinas de limpeza. As instalações estão todas adequadas às leis ambientais na captação de pó e particulados. Novos investimentos também na Unidade de Beneficiamento de Sementes, que agora tem capacidade para 100 mil sacas/ano.
Batata Semente - Na Unidade de Batata Semente, a câmara fria foi ampliada com capacidade para mais duas mil toneladas. O acesso também foi melhorado. Ainda nesta área, a Unidade de Batata Frita recebeu uma nova linha de empacotamento e de fritura.
Suínos - Na suinocultura, a Unidade Produtora de Leitões recebeu investimentos para a ampliação das estruturas. Da capacidade de 2.750 matrizes as melhorias aumentam para 5.500 matrizes.
Rações - A Fábrica de Rações investiu na modernização de suas estruturas. Com isso, a capacidade de produção aumenta em 25%. Foram construídos novos silos, novo sistema de pesagem, mudanças no sistema de moagem e uma nova estrutura para a distribuição de rações. O sistema foi retirado do parque operacional para que o associado tenha um melhor atendimento.
Leite - Na pecuária leiteira, o principal investimento do ano de 2007, a Usina de Beneficiamento de Leite, já recebe ampliação de suas estruturas. Dois novos silos estão sendo construídos com capacidade para mais 200 mil litros de leite.
Tecnologias - As tecnologias também não ficaram de fora. O investimento foi na instalação de torres para recebimento de dados do sistema wireless. (Imprensa Castrolanda)