CIDADANIA EMPRESARIAL: Mutirão para orientar empreendedores informais começa em novembro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Orientar o empreendedor informal quanto aos procedimentos necessários para sua formalização é o objetivo do Mutirão da Cidadania Empresarial que o Banco do Brasil promove em conjunto com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (MDIC), Sebrae e Receita Federal do Brasil. O evento, previsto para ser realizado em três etapas, terá a primeira entre os dias 20 a 23 de novembro em aproximadamente trezentos municípios, contemplando todos os estados brasileiros. As demais estão previstas para o próximo ano.
Orientações em um único local - Durante o Mutirão, o empresário terá à sua disposição funcionários das instituições participantes reunidos em um único local. Ali serão prestadas orientações técnica, empresarial e creditícia aos empreendedores informais que já possuem negócio e pretendem expandir o empreendimento, conquistar mercados e ter acesso a linhas de crédito com taxa de juros e prazos adequados às pequenas empresas.
Ambiente diferenciado - Com a vigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, há novo ânimo à criação de ambiente diferenciado e favorável aos pequenos negócios, gerando expectativa de que o conjunto de ações desencadeadas - desburocratização, desoneração e incentivos - estimule, de fato, o empreendedorismo, a formalidade e o fortalecimento dos pequenos negócios existentes no Brasil.
Desenvolvimento sustentável - As instituições que realizam o Mutirão da Cidadania Empresarial - a Fecomércio é uma das apoiadoras da iniciativa - apostam que ações de apoio à formalização de empreendedores, que atualmente se encontram na informalidade, poderá promover o desenvolvimento sustentável das empresas regional e localmente, por meio do financiamento às atividades produtivas e, conseqüentemente, gerar trabalho e renda nas comunidades. Ao se formalizar, o empresário pode se beneficiar de incentivos fiscais e creditícios, participar de concorrência pública, solicitar empréstimos e financiamentos em instituições financeiras e de desenvolvimento entre outros benefícios. (Informe Fecomércio)