CNA: Nova diretoria toma posse
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A nova Diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) toma posse nesta terça-feira (16/12), em Brasília, para um mandato de três anos, sob a presidência da senadora Kátia Abreu, que assume também a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Até 2011, a senadora Kátia Abreu comandará a CNA, que reúne 27 Federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de um milhão de produtores sindicalizados. Primeira mulher na liderança do agronegócio brasileiro, setor que representa 24% do Produto Interno Bruto (PIB), emprega 37% da força de trabalho e gera 36% das exportações, Kátia Abreu defende a reestruturação do crédito rural brasileiro, onde possa garantir o seguro de renda aos agropecuaristas brasileiros.
Nova Diretoria - Compõem a nova Diretoria do triênio 2008-2011, Ágide Meneguette (PR), presidente da Federação da Agricultura do Paraná - FAEP, como 1º vice-presidente; Fábio de Salles Meirelles Filho (MG) como Vice-Presidente Executivo; Pio Guerra Júnior (PE) como Vice-Presidente de Secretaria; e Ademar Silva Júnior (MS) como Vice-Presidente de Finanças. Os membros efetivos do Conselho Fiscal são Carlos Fernandes Xavier (PA), Roberto Simões (MG) e Eurípedes Ferreira Lins (AM), tendo como suplentes Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), José Zeferino Pedrozo (SC) e Eduardo Silveira Sobral (SE). O mandato da atual Diretoria, presidida por Fábio de Salles Meirelles (SP), termina no dia 12 de dezembro deste ano.
Ocepar - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, em correspondência enviada à nova diretoria da CNA, desejou felicidades aos novos dirigentes e fez questão de enaltercer o fato de, pela primeira vez na história, a entidade ser presidida por uma mulher. "A agropecuária brasileira e também o cooperativismo paranaense, sentem-se orgulhosos em ver no comando de uma instituição tão importante como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a presidência ser ocupada pela primeira vez por uma mulher com uma história de vida tão marcante. Temos certeza de que a experiência adquirida pela nobre Senadora Kátia Abreu, ao longo da sua vida, tanto como pecuarista e posteriormente na carreira política no Senado da República, aliada aos conhecimentos do nosso fraterno amigo, Ágide Meneguette no setor do agronegócio, e que ocupará a função de vice-presidente da entidade, darão um dinamismo especial aos trabalhos desenvolvidos pela CNA na defesa dos interesses do setor", frisou Koslovski.