COAMO I: Presidente da Coamo será homenageado na festa da UFPR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná realiza amanhã (sábado) em Curitiba, solenidade especial em comemoração aos seus 90 anos de fundação. E na programação, haverá homenagens a 11 personalidades, sendo 10 ex-alunos, ex-professores e professores que atuam na área, e o ex-aluno José Aroldo Gallassini, formando da turma de 1967, que será o único profissional a ser homenageado fora do grupo de professores e ex-professores. Após a graduação, Gallassini foi admitido na Acarpa e veio para Campo Mourão onde idealizou a criação do movimento cooperativista, culminando com a criação da Coamo em 1970.

Evento deve reunir mil pessoas - O público estimado é de mil pessoas, entre ex-alunos, professores, estudantes e profissionais da área. Também estará presente o diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari, formando da turma de 1970, para o congraçamento dos colegas que após a conclusão do curso na UFPR saíram para ocupar espaço e fazer a diferença no ambiente agronômico do Paraná e do Brasil. O evento terá início às 17h30, numa tenda montada na área externa do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1.540, bairro Juvevê, em Curitiba. Após a abertura, será celebrado um culto ecumênico. Em seguida, algumas pessoas receberão homenagens, e será exibido um vídeo de oito minutos sobre o curso. Haverá ainda uma exposição de fotografias, além de uma apresentação do coral da Associação Atlética Banco do Brasil. Entre os objetivos da comemoração está o resgate da história do curso e a demonstração da importância do engenheiro agrônomo.

O curso - Criado em abril de 1918 com o nome de "Escola Agronômica do Paraná", o curso de Agronomia é um dos mais antigos da UFPR. Atual coordenador do curso, o professor Luiz Lucchesi explica que as comemorações ocorrem esta semana porque o Dia do Engenheiro Agrônomo foi comemorado no último domingo (12/10). A profissão foi regulamentada nesta data em 1933, através de um decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.  "Além de festejar a data, queremos propor uma reflexão sobre a importância que tem o curso de Agronomia dentro da economia e da sustentabilidade ambiental", afirma Lucchesi. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados