COAMO III: Cooperativa promove 20º Encontro de Cooperados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começou hoje (07/02) em Campo Mourão, o 20º Encontro de Cooperados da Coamo. O evento é realizado na Fazenda Experimental da cooperativa e reúne até o dia 14 de fevereiro um total de 4 mil cooperados. O Encontro de Cooperados da Coamo é pioneiro no país na difusão de tecnologias aos produtores, sendo considerado um dos mais importantes do país pelos pesquisadores das mais renomadas instituições da pesquisa brasileira. O 20º Encontro de Cooperados será realizado de 7 a 13 de fevereiro para cooperados e no dia 14 estará aberto para a equipe de assistência técnica da Coamo e profissionais das empresas e entidades parceiras (Seab, Emater, UEM, UFPR, entre outras).
Estações 2008 -O engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, chefe da Fazenda Experimental e coordenador do 20º Encontro de Cooperados anuncia os temas que serão abordados nas estações de 2008: Variedades de soja RR e Convencional; Efeitos fisiológicos de produtos: inseticidas, fungicidas e fitotônicos; Manejos de doenças em soja (ferrugem); Manejos de doenças em milho; Tecnologia de aplicação e adjuvantes; MIP - Manejo Integrado de Pragas em Soja e Milho; Plantas Daninhas Resistentes e Tolerantes aos Herbicidas; Híbridos de milho e tecnologia de produção; Agricultura de precisão e Integração lavoura e pecuária: resultados em soja e milho.
Didática de campo - Com uma metodologia simples e própria para a apresentação dos resultados da pesquisa, o encontro da Coamo é dirigido exclusivamente aos seus cooperados. Eles participam do evento em grupos, divididos por regiões da área de ação da cooperativa. "É um dia de muito trabalho e o nosso cooperado só tem a ganhar com esse evento. Trata-se de uma excelente oportunidade para que os produtores - usuários das tecnologias - validem e troquem idéias e experiências diretamente com os pesquisadores - criadores das tecnologias", afirma o engenheiro agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Segundo ele, "A preparação do encontro é um momento muito importante e difícil, porque a cooperativa tem que escolher apenas 10 entre os 150 trabalhos que são conduzidos pela Fazenda Experimental e mostrá-los aos cooperados de maneira muito didática, de forma com que o aprendizado seja facilitado", acrescenta.