COAMO: Lula prestigia entrega do troféu Carta Capital
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Num evento bastante concorrido e que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi realizado na noite desta segunda-feira (20/10), em São Paulo, a entrega do troféu "Empresa Mais Admirada do Agronegócio do Brasil em 2008", promovido pela revista Carta Capital em parceria com a TNS InterSience. Pelo segundo ano consecutivo, a Coamo Agroindustrial Cooperativa aparece em primeiro lugar no ranking setorial das empresas ligadas ao Agronegócio. Especializada na produção de grãos e fibras, a empresa responde por 17% da safra estadual, desempenho que a coloca em primeiro lugar em produção no país. Em 2007, seu faturamento foi de R$ 3,5 bilhões de reais. Além do processamento de soja, a Coamo investe em linha própria de produtos de varejo, como margarinas e café. O diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini recebeu o prêmio de A Mais Admirada do Agronegócio Brasileiro em 2008 do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge.
Ranking - O Ranking do Agronegócio da Carta Capital apresenta somente cooperativas nas quinze primeiras posições, sendo dez do Paraná, uma de Goiás, uma de Minas Gerais, uma de São Paulo, uma do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina: Coamo, C. Vale, Lar, Cocamar, Agrária, Cooxupé (MG), Coopavel, Batavo, Castrolanda, Corol, Coopercitrus (SP), Comigo (GO), Cotrijal (RS), Integrada e Cooperalfa (SC).
Orgulho - "Esta premiação da revista Carta Capital é uma das mais importantes do país e é muito bem recebida pela Coamo que participa de um grupo seleto de empresas públicas, privadas e multinacionais. Ser a empresa Mais Admirada do Agronegócio é motivo de muito orgulho e de emoção para todos os cooperados e funcionários, mostrando que o trabalho desenvolvido pela Coamo está no caminho certo. Esta premiação nos impulsiona a continuar fazendo um trabalho de qualidade aos nossos cooperados e praticando um cooperativismo de resultados", afirma José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
Fatores - Para Nestor Ocimar Bisi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), o resultado conquistado pela Coamo representa a consolidação do trabalho promovido com ética, compromisso e responsabilidade social. "É muito bom ver que a Coamo no pódio entre as melhores do Brasil, sendo uma empresa genuinamente do interior do Paraná, nascida há 38 anos da vontade de 79 agricultores que um dia sonharam e acreditaram na força da cooperação. Esta premiação confirma que o sucesso não acontece por acaso, é fruto de muito trabalho, ética e responsabilidade."
Gratidão - "É motivo de muita satisfação ser prefeito de uma cidade que tem uma empresa do porte da Coamo, essa honraria aqui em São Paulo é um presente para Campo Mourão e porque não dizer, para todos os municípios que tem uma unidade da Coamo. A Coamo é uma empresa que significa responsabilidade, agregação de valor. A nossa cidade e a nossa região tem um sentimento de gratidão pelo que representa a Coamo. Foi de arrepiar, quando ouvimos o nome da Coamo. Foi um momento inesquecível ver no mais alto degrau uma empresa da nossa terra ser reconhecida a nível nacional", considera Nelson José Tureck, prefeito de Campo Mourão.
Júri - Na 11ª edição de As Empresas Mais Admiradas no Brasil foram consultados executivos e empresários de 45 setores da economia nacional. A partir de doze fatores-chave, os entrevistados puderam apresentar qual a imagem que fazem das principais companhias em atuação no Brasil, suas áreas de especialização e também em outros segmentos. Quesitos como notoriedade, solidez financeira, compromisso com o país, responsabilidade social e qualidade de gestão fizeram parte do escopo da pesquisa. "Apesar das muitas dúvidas, forma-se o consenso em torno da inevitável desaceleração da economia. A freada chega no momento em que o ritmo dos negócios ganha velocidade, puxado pela maior disponibilidade de crédito e pela estabilidade de mais de uma década", afirma Mino Carta, diretor da revista Carta Capital.
Premiadas - Agronegócios (Coamo); Alimentos (Nestlé), Bancos de Varejo (Itaú), Cartões de Crédito (Bradesco), Fabricantes de Materiais de Construções (Votorantin), Hardware (IBM), Higiene, perfumaria e cosméticos (Natura), Metalúrgia e Siderurgia (Gerdau), Mineração (Vale), Química (Basf), Previdência Privada (BrasilPrev) e Distribuidores de Combustíveis (BR Distribuidora). 10 Mais - Logo após a premiação setorial, foram entregues troféus as 10 empresas Mais Admiradas do país em 2008: Vale (Mineração), Natura (Perfumaria e Comésticos), Petrobrás (Petróleo), Gerdau (Siderurgia), Nestlé (Almentos), Google (Tecnologia da informação), Embraer (Indústria aeronáutica), Apple (Informática), Banco Real (Bnacos de Varejo) e Votorantim (Multissetorial). (Imprensa Coamo)