COASUL: Cooperativa também se mobiliza para ajudar desabrigados
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"O que eu digo é para que as pessoas que vêem isso se coloquem no lugar da gente". O pedido é de uma moradora de Itajaí (SC), em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, do último domingo, dia 30. Este e muitos outros depoimentos mostrados em extensa matéria exibida pela emissora emocionaram muitos telespectadores. A situação alarmante porque passam os moradores do Estado vizinho está sensibilizando e mobilizando pessoas no País inteiro. Não foi diferente na Coasul. Os diretores da cooperativa, colaboradores e gerentes de todos os entrepostos estão fazendo suas doações. É importante, inclusive, que as doações não sejam pontuais. "Hoje estamos todos ajudando, mas daqui a algum tempo pode ser que as doações diminuam bastante e, no entanto, eles vão continuar precisando de ajuda", diz o vice-presidente da Coasul, Jacir Scalvi.
Adesão - A primeira iniciativa da cooperativa foi aderir à mobilização iniciada pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), que solicitava doações para serem entregues a um ponto central de arrecadação, o pavilhão São Pedro, em Pato Branco. A Coasul soube dessa campanha na última quinta-feira e, portanto, teve apenas dois dias para sensibilizar a população e recolher donativos. Nesta segunda-feira, dia 1º, a cada momento uma pessoa chegava com uma sacola, uma caixa, um pacote de arroz, uma colcha, qualquer coisa que pudesse ser útil.
Exemplo de solidariedade - "A gente nunca é tão carente que não possa ter alguma coisa em casa que seja mais útil a quem precisa do que pra nós", disse uma senhora que doou roupas. Um senhor trouxe três quilos de alimentos e, com receio de estar ajudando pouco, ele mesmo afirmou: "Mas é de pouquinho em pouquinho que se chega ao que é bastante". E foi de pouquinho em pouquinho que a população, juntamente com os funcionários e diretoria da Coasul, conseguiram, em menos de um dia de mobilização, reunir 1.273 quilos de mantimentos. As doações foram levadas pela Coasul até o pavilhão São Pedro, em Pato Branco, nesta terça, dia 2, às 9h. "Eu estou emocionada, não imaginava que nós e as pessoas fôssemos reunir tantas doações, eu estou realmente muito feliz", diz uma funcionária da cooperativa. A campanha vai continuar, e novas arrecadações serão feitas e encaminhadas à Defesa Civil de Pato Branco. Entidades como o Banco do Brasil e Rotary Club, por exemplo, estão recebendo e sempre que possível enviando doações a Pato Branco.
Médio prazo - Os 61 colaboradores do Centro Administrativo da Coasul também decidiram ajudar recorrendo ao amigo-secreto. A conhecida brincadeira feita no final do ano, desta vez, vai ser diferente. Os amigos-secretos não serão mais colegas de trabalho, mas sim pessoas desconhecidas, que estão há quilômetros de distância. A tradicional troca de presentes será substituída pela doação do valor mínimo que seria dado ao presente (R$ 20,00). Os que preferirem vão depositar o dinheiro em contas bancárias que estão sendo disponibilizadas para somar recursos para ajudar na reconstrução de casas. Mas a grande maioria juntou o dinheiro do presente do amigo-secreto e comprou em alimentos, materiais de limpeza e higiene, e enviou com as doações na tarde desta terça-feira.
Doação de trigo - Outra ação da Coasul em prol dos catarinenses é a doação de cinco mil quilos de trigo, que devem se transformar em 3,5 mil quilos de farinha. A carga será enviada a Mafra (SC), onde o Moinho Mafrense vai gratuitamente beneficiar, empacotar e entregar o produto. "Este moinho é nosso cliente antigo já e está propondo esse beneficiamento gratuito, só doamos os grãos. Portanto, outras empresas que quiserem também podem doar grãos e o moinho beneficia, empacota e ainda entrega em postos de coleta em Santa Catarina, sem custo algum", esclarece Ademir Rizzo, encarregado de cereais. A Coasul pretende recolher donativos novamente daqui a alguns dias, para colaborar com a não redução no envio de doações a Santa Catarina. A população será avisada através do programa Momento Coasul e pode continuar fazendo suas doações em outras entidades da cidade. (Imprensa Coasul)