COASUL: Ferroeste propõe uma mobilização em prol da ferrovia do Sudoeste do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, visitou no dia 1.º de agosto a sede da Coasul em São João. O objetivo da visita foi pedir apoio à instalação da ferrovia do Sudoeste do Paraná. O encontro foi promovido pelo Chefe do Núcleo Regional da Seab, Renato Canan, que acompanhou a visita. Participaram também Clóvis Cucolotto e Altair Gasparetto - respectivamente prefeito e vice-prefeito municipal de São João. O grupo foi recebido pela Diretoria e corpo técnico da Coasul.
Projeto de integração viária - Segundo Samuel Gomes, a ferrovia do Sudoeste é parte de um grande projeto de integração viária das áreas mais produtivas do Brasil e de alguns países vizinhos para facilitar o escoamento da produção para os portos. Estão incluídas nos planos da Ferrroeste ferrovias que ligariam o Mato Grosso do Sul, o Paraná, Santa Catarina, o Paraguai, Chile e Bolívia a um custo de aproximadamente U$ 1,5 bilhão de dólares. Para o sudoeste paranaense, uma das possibilidades mais prováveis, segundo Gomes, é de que seja construído um braço de ferrovia que partirá de Laranjeiras do Sul, em direção ao oeste de Santa Catarina.
Estudos de viabilidade - Ao visitar a Coasul, Gomes pretendia conhecer o volume de cargas e o potencial produtivo da cooperativa, para incluir esses dados nos estudos de viabilidade da ferrovia. Segundo ele, os estudos prévios mostram alta probabilidade de viabilização da ferrovia, que, se for instalada, contribuirá muito para diminuir os custos de transporte e de produção da região, contribuindo diretamente para seu desenvolvimento: "Não há região nenhuma do mundo que se desenvolva plenamente sem a existência de ferrovias". Afirmou. Ao final de sua explanação, Gomes explicitou seu pedido de apoio às lideranças presentes para que haja uma mobilização social na região para agilizar a execução das obras, que segundo ele, já passaram pela aprovação das articulações políticas, estando agora no momento certo para agir. Finalizando o encontro, Jacir Scalvi, Diretor Vice-Presidente da Coasul, declarou o apoio da cooperativa ao projeto, colocando-se à disposição para o fornecimento de mais informações que se fizerem necessárias aos estudos de viabilidade da ferrovia. (Imprensa Coasul)