COASUL I: Treinamentos continuam
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Buscar a excelência nos procedimentos que ocorrem na Coasul requer que os colaboradores passem, constantemente, por treinamentos e cursos. Para se adequar às boas práticas de fabricação exigidas, a Fábrica de Rações da Coasul está sempre atualizando e trazendo informações aos funcionários. No último dia 30 de outubro, foi a vez de os colaboradores participarem de uma palestra sobre ergonomia no ambiente de trabalho, ministrada por Emerson do Nascimento, técnico em Segurança do Trabalho do Sesi. "Nesse tipo de palestra, procuro orientá-los quando à correção de posturas, formas corretas de fazer vários tipos de atividades, reforço que devem ser feitos pequenos intervalos para descanso e para alongamento, falo também sobre formas de evitar problemas como lombalgias, hérnia de disco e um dos problemas que mais causam afastamento do ambiente de trabalho, que são as dores nas costas", explica Nascimento.
Exemplo - Quando questionado sobre a atitude do funcionário em relação à postura correta durante a atividade laboral, Emerson é enfático: varia de empresa para empresa. "Algumas empresas deixam as portas abertas para o desenvolvimento de programas de conscientização dos funcionários e há empresas que não se preocupam muito. A Coasul tem sido exemplo nisso, trazendo sempre aos seus funcionários palestras e orientações nesse sentido", destaca Emerson do Nascimento. Cristiana Baruel Terra, médica veterinária da Coasul responsável pela fabricação de rações Coasul, diz que a palestra foi solicitada pela cooperativa, que sempre traz palestras e treinamentos do Sesi. "Os colaboradores de todos os setores da cooperativa precisam ter orientações sobre postura e ergonomia no ambiente de trabalho, daqueles que trabalham em frente ao computador aos que trabalham em frente às máquinas na fábrica de rações", ressalta ela.
Melhoria constante - Segundo Cristiana, a fábrica de rações da Coasul procura sempre melhorar a qualidade da produção e do produto. Para isso, dentro do programa de Boas Práticas de Fabricação, está previsto um cronograma de treinamentos em que os funcionários são orientados sobre segurança do trabalho, normas de higiene e saúde ocupacional, prevenção de contaminação cruzada, entre outros aspectos. "Tudo visando qualidade de vida para o colaborador, mais qualidade no processo de produção e melhor qualidade do produto final, da ração que vai chegar na casa do produtor", enfatiza.
Em novembro, tem Sipat - O técnico do Sesi, Emerson do Nascimento, volta a dar palestras na Coasul em novembro, quando ocorre na Coasul a Sipat, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma semana voltada à prevenção tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. A Sipat é uma atividade obrigatória, prevista na Portaria nº 3.214 e deve ser realizada anualmente. "Especificamente para a Sipat, nós do Sesi estamos preparando uma fala direcionada a um problema que assombra muito as cooperativas, que é a questão de entrada em ambientes confinados, portanto vamos abordar o trabalho correto e seguro em ambientes fechados", ressalta. (Imprensa Coasul)