COASUL II: Cooperativa forma grupos Cooperativistas Femininos e de Jovens

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coasul Cooperativa Agroindustrial formou, em uma rodada de reuniões realizada entre os dias 22 e 24 de março, 12 grupos Cooperativistas. Nestes primeiros encontros a cooperativa apresentou a proposta de formação dos grupos. São seis femininos e seis de jovens, nos respectivos municípios: Chopinzinho, Sulina, São Jorge D'Oeste, São João, Região 1 (Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro e Saudade do Iguaçu) e Região 2 (Francisco Beltrão, Itapejara D'Oeste e Marmeleiro).

Comprometimento - O encarregado de Comunicação Social, Fernando Rizzo, explica que os participantes se comprometeram a apoiar o projeto, participando dos encontros e atividades, bem como trazendo mais pessoas para os grupos, dentro dos critérios de participação. Ao todo, os encontros reuniram 209 pessoas, sendo 72 jovens e 137 mulheres.

Novas reuniões - Foram pré-agendadas novas reuniões para a fundação efetiva dos grupos para este mês. É muito importante que todas as mulheres cooperadas, esposas ou filhos de associados e jovens cooperados, participem dos grupos como forma de representação, melhor interação com a cooperativa e suas ações.

Funcionamento - Para esclarecer melhor como funcionarão os Grupos Cooperativistas Coasul, a consultora Izabel Bento, que está auxiliando na criação desses grupos, responde a algumas perguntas.

1 - Qual o objetivo dos grupos?

O principal objetivo é reunir esses jovens e mulheres e desenvolver com eles atividades específicas que venham a contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e cultural de quem está envolvido.

2 - Qual a importância deles?

A participação dessas pessoas na cooperativa é importante. Uma vez que a vocação da cooperativa é também trabalhar o seu associado. Então, a mulher é parceira do esposo na agricultura e nas atividades que ele desenvolve, assim como os filhos. Dessa forma, para a cooperativa isso só vem a somar. São mais pessoas participando, são associados mais conscientes, prestativos e fiéis a sua cooperativa.

3 - Quais as atividades desenvolvidas pelos grupos?

Podem-se promover atividades em diversas áreas. Outros grupos já existentes em todo o país participam de cursos para desenvolvimento pessoal, como oratória, Administração financeira, uso correto de equipamentos para aplicação de agrotóxicos, etc. Também é possível realizar cursos de transformação de derivados do leite, mandioca, soja, etc. Campanhas solidárias e de preservação ao meio ambiente são alternativas. E, além disso, os participantes irão a encontros regionais e estaduais, representando a cooperativa em eventos, feiras e exposições. Enfim, são inúmeras ações que podem ser desenvolvidas. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados