COASUL II: Top Show 2010 recebe mais de 2 mil pessoas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 2 mil pessoas participaram do Top Show 2010, evento realizado pela Coasul Cooperativa Agroindustrial, nos dias 25 e 26 de fevereiro, na sede da cooperativa, em São João. Essa foi a nona edição do evento e o segundo ano consecutivo em que o dia de campo é promovido no município. Os visitantes passaram por 17 stands, sendo 3 da Coasul e 14 de empresas parceiras. Além dos cooperados, estudantes e membros de Casas Familiares Rurais também prestigiaram o Top Show. Para o diretor presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin, esta é a oportunidade que o produtor, cooperado ou não, possui de estar em contato direto com as novas tecnologias. "Ao invés do produtor fazer experimentos na sua propriedade, nós fazemos para ele aqui. Isso facilita a vida dele", explica.
Programação - Durante os dois dias, os cooperados tiveram uma programação voltada aos seus interesses. A cooperativa disponibilizou transporte gratuito de todos os 20 municípios de sua área de ação. Eles visitaram o campo, com uma caminhada dirigida aos stands das empresas parceiras, área com mudas de eucalipto, maquinários e Coasul Nutrição Animal. Além disso, os visitantes foram às obras do abatedouro de aves e da nova fábrica de rações. Para o Gerente Técnico da Coasul, Paulo Roberto Fachin, esta foi uma maneira de a cooperativa prestar contas de suas ações nos últimos anos, em especial na área industrial. O associado de São João, Deyves Zolette, faz uma avaliação positiva do Top Show. "Gostei porque é um dia de campo voltado para nossa região. Existem diversos eventos para o agronegócio, mas nenhum com tantos experimentos específicos para a nossa realidade, como este", conclui o cooperado.
Apoio Estadual - O Top Show já é conhecido em toda a região Sudoeste do Paraná e por isso recebe diversas autoridades e representantes de órgãos do governo. O Chefe do Núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), Renato Caranhato Canan, disse que o Governo busca levar apoio a esse tipo de evento. "Julgamos que esse tipo de experimento, principalmente feito pela Coasul, só gera benefícios a população. Por isso levamos o nosso apoio com maior prazer e incentivamos essas iniciativas. Porque a cooperativa proporciona com os experimentos a possibilidade dos agricultores irem in loco e receberem orientações do corpo técnico da Coasul", completa Canan.
Silvicultura - A Coasul ingressou no mercado avícola, e por isso o consumo de lenha aumentará nos próximos anos. Tendo isso em vista e também a preservação do Meio Ambiente a silvicultura é incentivada dentro da cooperativa, especialmente o plantio de eucaliptos. Durante o Top isso não foi diferente. Em um stand, foi possível aprender mais sobre a atividade e obter a comprovação de custo-benefício. A apresentação técnica do stand foi feita pelo corpo técnico da Coasul da unidade de São João em conjunto com uma empresa de proteção de serviços. "O intuito foi o de mostrar técnicas de preparo de solo, plantio, adubações e principalmente manejo e condução da floresta após estar implantada", explica Marcos Bertoncello, responsável pela área. (Imprensa Coasul)