COCAMAR: 1º Encontro de Relacionamento Cooperativista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 130 ex-integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cocamar, juntamente com cooperados pioneiros, foram reunidos pela diretoria da cooperativa nesta segunda-feira (31/05), na Associação Cocamar, em Maringá. O objetivo do 1º Encontro de Relacionamento Cooperativista, que deverá acontecer regularmente de agora em diante, é "discutir assuntos relacionados ao presente e ao futuro da organização", conforme comentou o presidente Luiz Lourenço.
Experiência e conhecimento - Ao lado do vice-presidente José Fernandes Jardim Júnior, do diretor-secretário Divanir Higino da Silva, e dos demais integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, Lourenço disse que "a cooperativa não pode prescindir da experiência e do conhecimento dessas lideranças em suas comunidades. Por isso, estamos aqui para falar e também para ouvir".
Fusão - Um dos assuntos que mais suscitaram perguntas foi a possibilidade de uma fusão entre a Cocamar e as cooperativas Corol e Cofercatu, conforme divulgado pela imprensa nos últimos dias. Lourenço explicou que isto deve ser visto como uma oportunidade para a cooperativa, "que precisa continuar crescendo". Segundo ele, conforme previsto no planejamento estratégico, a Cocamar pretende chegar a 2015 com um faturamento de R$ 2 bilhões, montante que será alcançado se a fusão se viabilizar e, a médio prazo, considerando o potencial regional, pode chegar a R$ 3 bilhões. No entanto, tudo ainda depende de um estudo que deverá ser concluído em 60 dias. "Nada será feito sem o conhecimento dos cooperados e, para isso, várias assembleias serão realizadas nos próximos meses para referendar as decisões", explicou.
Transparência - A transparência da administração da Cocamar, outro assunto em destaque no Encontro de segunda-feira, foi tratado por Gerson José Lauermann, responsável pelo trabalho de autogestão da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), que fez também um comparativo entre a situação financeira da Cocamar e a média das demais cooperativas do Estado. Depois de apresentar muitas informações, ele ressaltou que a corporação "é financeiramente sólida".
Investimentos - Por fim, o presidente da Cocamar destacou os muitos investimentos que vêm sendo realizados pela cooperativa em 2010, como a ampliação da capacidade de armazenagem, a construção de novas estruturas para os entrepostos de Floresta e Iporã, melhorias para o recebimento das safras em vários outros, enfim.
Opiniões - Os participantes do Encontro elogiaram a formação do grupo de relacionamento. O médico Miguel Alves Pereira, de Terra Boa, que por vários anos fez parte do Conselho de Administração, disse ter ficado satisfeito pelo convite para integrá-lo "Voltamos para casa contentes por conhecer a situação da cooperativa", afirmou. Para Teruo Watanabe, de Maringá, que está entre os cooperados mais antigos, "foi bom debater e conhecer melhor os assuntos", enquanto Ângelo Celestino, de Ivatuba, cooperado há mais de 30 anos, comentou que "os esclarecimentos prestados pela diretoria revelam consideração e respeito para com os produtores".
Violeiros - A programação do Encontro foi completada por uma apresentação da Orquestra de Viola "Eu, a Viola e Deus", de Santa Fé. Com 24 integrantes, mesclados em três gerações, o grupo interpretou vários sucessos do cancioneiro da terra, recebendo muitos aplausos. (Imprensa Cocamar)