COCAMAR: Cafeicultores tradicionais, comércio moderno

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Os produtores de café da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá, já podem utilizar uma política de comercialização mais moderna na venda de seu produto final. Seguindo as tendências do mercado, há 60 dias a cooperativa oferece dois tipos de transação para que os pequenos cafeicultores da região consigam melhores preços em suas sacas de café, deixando de lado aquele velho hábito de vender o produto logo após a colheita utilizando preços estipulados na cotação diária.

Facilidade - Para Adenir Fernadez Volpato, gerente comercial de Café da Cocamar, tais transações podem facilitar a vida dos produtores do grão, que em sua maioria são pequenos. ''Os nossos produtores de café possuem uma faixa etária alta e por isso são bem tradicionais na hora de vender sua colheita. Eles vendem quando precisam do dinheiro e não quando o preço de mercado está favorável'', comenta Volpato.

Opções - Os cooperados da Cocamar, que vendem em média 20 sacas de café para a cooperativa, terão duas opções para conseguirem melhores preços. A primeira é vender parte do produto no mercado futuro, sanando as dívidas de produção, geralmente as dos insumos da lavoura. O produtor estipula um preço fixo para a cooperativa e vende uma parcela de sua produção, por volta de 30%. Ele faz uma trava de mercado no valor que achar melhor, antes mesmo da colheita. ''Eles não estão acostumados a vender antecipadamente sobre uma produção que ainda não colheram. O restante da safra, eles acabam vendendo no momento que acharem mais conveniente'', explica Adenir.

Valor - Em contrapartida, os produtores que já depositaram seu café na cooperativa também podem estipular um valor para vender suas sacas. Funciona da seguinte forma: o cooperado vislumbra um preço que considera justo pela sua produção e diz até quando é possível esperar por esse valor. Se o mercado atingir o nível de preço pretendido no tempo previamente combinado, a comercialização é feita automaticamente. ''Esta alternativa é mais simples e está com uma boa aceitação entre os associados'', salienta o gerente comercial.

Expectativa - Segundo Volpato, a expectativa é de que em 2011 mais produtores ingressem nessas novas políticas de comercialização do produto. ''Até agora, dos 1,6 mil produtores cooperados, cerca de 200 estão utilizando esses sistemas de comercialização. Esperamos que ano que vêm, na próxima colheita de café, boa parte deles ingressem nesse tipo de transação'', finaliza.

Passo a passo- Entenda a nova política de comercialização de café da Cocamar:

Opção 1 - Para cafeicultores que venderão uma colheita futura

Passo 1: O cafeicultor estipula um preço fixo para sua saca na cooperativa, realizando uma trava de mercado; passo 2: Ele vende uma parcela da colheita futura pelo valor estipulado para sanar dívidas da produção (por volta de 30%) e passo 3: O restante da produção é vendida após a colheita, no momento em que o cafeicultor considerar conveniente.

Opção 2 - Para produtores que já depositaram a colheita na cooperativa

Passo 1: O produtor deposita o café na cooperativa; passo 2: Ele estipula um valor para que suas sacas sejam vendidas, num tempo determinado; passo 3: Se o mercado atingir o nível de preço pretendido no tempo previamente combinado, a comercialização é feita automaticamente. (Folha Rural / Folha de Londrina)

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