COCAMAR: Cooperativa comemora 44 anos com retomada de crescimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A previsão de um faturamento 14% maior em 2007, comparando com o ano anterior - saltando de R$ 873,4 milhões para R$ 1 bilhão -, além de novidades na linha de varejo, marcam a retomada do crescimento da Cocamar após 2 anos em que o setor agropecuário esteve mergulhado em dificuldades. A cooperativa, que comemora 44 anos de fundação nesta terça-feira, 27 de março, está recebendo um volume de soja que deverá ser recorde, ao redor de 625 mil toneladas, como resultado da safra 2006/07 ainda em andamento. Para marcar a data, cerca de 250 colaboradores participam às 8 horas de um ato simbólico na entrada do Parque Industrial, sendo que no horário do almoço, como sobremesa, um bolo de aniversário será distribuído aos colaboradores.
  Para o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, 2007 sinaliza com perspectivas animadoras. Segundo ele, depois da safra de soja, a chamada “safrinha” de milho também começou muito bem, com chuvas periódicas. Além disso, está começando a colheita de café na região da Cocamar e a projeção é receber 300 mil sacas beneficiadas, outro recorde.

Café Gourmet - A propósito do café, a cooperativa está fazendo o pré-lançamento de sua mais recente novidade na linha de varejo, o café gourmet, que vem somar-se ao produto torrado em moído – comercializado com duas marcas - e o cappucino. Segundo o gerente de Marketing, Marcelo Pajolla, o gourmet está sendo elaborado com grãos selecionados adquiridos das regiões que produzem o café de melhor qualidade no Paraná. O produto deverá chegar às gôndolas até o meio do ano. Ele anunciou ainda que o leque de varejo – atualmente com cerca de 60 itens – será acrescido, até o final do ano, de açúcar e arroz.
 
Origem - Atualmente com 6.800 cooperados e entre as cinco maiores cooperativas agropecuárias do País, a Cocamar surgiu em 1963 como resultado de uma reunião entre 39 produtores de café. O cooperativismo seria uma forma de organizar a produção, beneficiar o produto e comercializá-lo. À época, os cafeicultores ficavam à mercê de intermediários que, não raro, aviltavam os preços. Com o correr dos anos, a Cocamar diversificou os seus negócios. Hoje, a soja é produto de maior importância econômica para a cooperativa.  (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados