COCAMAR: Cooperativa orienta sobre novo enquadramento de milho com braquiária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última quinta-feira (25/2), o Conselho Monetário Nacional publicou a Resolução 3.837 que estabelece em 3,9% a alíquota adicional do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para enquadramento de operações de custeio agrícola de milho safrinha consorciado com braquiária. O enquadramento do consórcio no custeio veio ratificar a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que liberou o plantio do milho consorciado com o capim braquiária no Paraná ao estabelecer o zoneamento agrícola para a cultura no início de dezembro do ano passado.
Viabilidade técnica - Com isso, os produtores da região podem financiar o plantio da cultura e contratar seguro agrícola, orienta o engenheiro agrônomo Aparecido Carlos Fadoni, gerente de produção agrícola da Cocamar. "Já estava mais do que comprovado a viabilidade técnica e os benefícios do consórcio, mas precisávamos do zoneamento e do estabelecimento das alíquotas de custeio para que o produtor não corresse riscos inerentes à atividade ficando sem seguro agrícola", afirma o presidente da cooperativa, Luiz Lourenço.
Apoio - Desde que a tecnologia começou a ser disseminada entre os cooperados em 2006, a diretoria da cooperativa vem defendendo junto aos órgãos competentes a liberação oficial do consórcio. "O apoio da Ocepar e do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, foi decisivo. É uma grande conquista", ressalta o presidente.
Zoneamento - Os cooperados interessados no consórcio milho/braquiária devem consultar um técnico da Cocamar para ver se o seu município foi incluído no zoneamento. Fadoni destaca que a tecnologia do consórcio de milho safrinha com braquiária ruziziensis é a melhor alternativa para colocar palha no sistema de plantio direto adotado na região. Os efeitos do consórcio (reciclagem de nutrientes, acúmulo de palha na superfície, melhoria da estrutura física do solo pela ação conjunta dos sistemas radiculares e pela incorporação e acúmulo de matéria orgânica) são benéficos para os plantios subseqüentes, em especial para a soja, contribuindo para o aumento de produtividade.
Adesão - O consórcio tem se difundido principalmente no Norte e Noroeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Na área de atuação da Cocamar é que tem obtido os melhores resultados e a forte adesão dos agricultores. (Imprensa Cocamar)