COCAMAR I: Cantor Tinoco protagoniza campanha de cafés da Cocamar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Fundada em 1963 por produtores de café, e atualmente bastante diversificada em seus negócios, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial não esqueceu sua origem. Em 2008, ao completar 45 anos, a cooperativa investe em uma campanha para divulgar no mercado a sua linha de cafés, com novas embalagens, distribuídos para milhares de pontos de vendas na Região Sul do Brasil e São Paulo. "Queremos fortalecer cada vez mais a marca Cocamar", comenta o gerente Comercial de Varejo, Marco Alarcon, que destaca a qualidade desses produtos.

Diversificação - A linha de Cafés Cocamar foi produzida de forma especial, para agradar paladares diversificados. O Tradicional, para o dia-a-dia; o Extra forte, com aroma e sabor acentuados e o Gourmet, requintado, possui baixa acidez e tom achocolatado. A campanha terá duas etapas. Na primeira, cujo foco são as linhas Tradicional e Extra forte, a estratégia foi associar dois costumes brasileiríssimos: o hábito de saborear o cafezinho preparado à moda caseira ao de ouvir música caipira, coisas que se identificam principalmente com o interior.  Já na sexta-feira, anúncios começam a ser veiculados em programação de TV e rádio na região.

Tinoco - A segunda etapa da campanha, prevista para os próximos meses, será direcionada para um público que faz questão de cafés especiais. "Temos o nosso gourmet", comenta Alarcon, explicando que os grãos, nesse caso, são adquiridos de lotes premiados em concursos de qualidade no Paraná. As peças são protagonizadas pelo cantor Tinoco, da famosa dupla com Tonico, ícones do cancioneiro sertanejo. Em boa forma, Tinoco aparece tocando viola e convidando a saborear o produto da Cocamar. Até o conhecido bordão da dupla, "Que beleza!", foi lembrado.

Meta - Ambientado em uma fazenda, o anúncio de televisão é uma das ferramentas da cooperativa para alavancar as vendas de seus cafés e fortalecer a marca Cocamar. A meta é saltar do atual volume anual de 130 toneladas para 200 toneladas. Além de TV e rádio, o esforço prevê a veiculação de anúncios em revistas, jornais e degustação em pontos de venda. Marco Alarcon reitera que a qualidade é o grande atrativo do produto: "os grãos de café são colhidos nas propriedades dos agricultores associados da cooperativa, na região. Conhecemos a origem da matéria-prima e a forma como é produzida". Segundo ele, hoje as lavouras cafeeiras, ao contrário de antigamente, são cultivadas em pequenas áreas, o que facilita os tratos culturais, resultando em um produto de melhor qualidade.

Faturamento - Em 2007, a Cocamar faturou R$ 265 milhões com o setor de varejo. O portfólio é completado por óleos comestíveis de soja, milho, girassol e canola, néctares de frutas, bebidas à base de soja, maioneses, catchup e mostarda, álcool doméstico nas formas gel e líquida e farinha de trigo. Para 2008, a previsão é chegar a R$ 360 milhões. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados