COCAMAR I: Dia de campo sobre consórcio milho x braquiária
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma das práticas consideradas mais eficazes para a produção de cobertura do solo, o consórcio milho safrinha x capim braquiária vai ser tema de dia de campo a ser promovido pela Cocamar na próxima segunda-feira às 14h em Japurá, região de Cianorte. A cobertura protege o solo das altas temperaturas, o mantém úmido por mais tempo após uma chuva e é tido como a solução para enfrentar estiagens de curta e média duração. Ainda uma novidade no Paraná, a dupla milho de inverno x capim começou a ser divulgada pela Cocamar há dois anos, sob o acompanhamento direto da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que desenvolveu essa prática e a aplicou em regiões do Mato Grosso do Sul.
Safra de inverno - Na recente safra de milho de inverno, 11 mil hectares foram plantados com o consórcio na região da Cocamar, que é de fácil assimilação por parte dos agricultores. O plantio de milho é feito conjuntamente com o de capim braquiária, em linhas intercalares. O custo é de R$ 40,00 por hectare, referente à compra das sementes de braquiária. Como o milho cresce mais rápido, o capim é sufocado temporariamente e sem que haja competição. Só mesmo após a colheita do cereal é que o capim vai desenvolver-se com toda a plenitude, produzindo intensa massa verde. É tanta massa verde que bovinos poderiam ser colocados ali para pastar. Um mês antes do plantio da soja é feita a dessecação do capim, gerando finalmente a camada de palha.
Japurá - A propriedade onde vai ser realizado o dia de campo, em Japurá, pertence ao produtor Luiz Carlos Frigo. Ele conta que o consórcio não gerou dificuldade na hora de colher, como alguns agricultores apostavam. Da mesma forma, segundo ele, o milho apresentou a produtividade esperada. Frigo disse que seu objetivo "é proteger o solo para o cultivo de verão e dar à terra o que ela precisa". Ao se decompor, a palha contribui para a recuperação da fertilidade natural do solo. (Imprensa Cocamar)