COCAMAR I: Exportações devem atingir US$ 2,2 milhões em 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Continuar crescendo fortemente na exportação de produtos de varejo é uma das metas da Cocamar para 2010. Se confirmar no final do ano o embarque de US$ 2,2 milhões em mercadorias dessa linha, o salto será grande diante dos US$ 1,2 milhão vendidos em 2009 e dos US$ 450 mil de 2008. Atualmente o mix de produtos, cujo carro chefe são as bebidas a base de soja e néctares de frutas, seguem para países da América do Sul, América do Norte, União Europeia, África, Ásia e Oriente Médio.

Feira de Alimentos - Recentemente a Cocamar participou da Gulfood, a maior feira de alimentos do Oriente Médio, realizada em Dubai, que recebeu 50 mil visitantes. A presença da cooperativa aconteceu em parceria com o seu distribuidor para os Emirados Árabes, a Natural World Inc. Além da área comercial, representada pelo gerente comercial de produtos de varejo, Marco Alarcon e da coordenadora de exportação, Elis Fernandes, esteve presente na feira o presidente da cooperativa, Luiz Lourenço. "Os Emirados Árabes Unidos são estratégicos para os sucos, néctares e bebidas a base de soja porque, devido à proibição de consumo de bebidas alcoólicas por questões religiosas, esses produtos têm uma demanda crescente no Oriente Médio", afirma Lourenço. 

Tropicais - "Os sabores tropicais oferecidos pela Cocamar são um dos nossos diferenciais", comenta Alarcon, observando que a concorrência no segmento de sucos, néctares e bebidas à base de soja é intensa em várias regiões do mundo. Segundo ele, desenvolver parcerias com distribuidores locais, que atuam como facilitadores, tem contribuído para alavancar os negócios. Em Dubai, vendas foram concretizadas para países como Líbia e Irã. "Estamos fazendo a adequação de embalagens para essa operação no exterior em vários idiomas", acrescenta o gerente, na expectativa de que o dólar não fique abaixo de R$ 1,75, o que pode inviabilizar a exportação. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados