COCAMAR I: Lideranças políticas e do cooperativismo participam da AGO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante Assembleia Geral Ordinária realizada na última sexta-feira em Maringá, cerca de 500 cooperados da Cocamar aprovaram a prestação de contas da diretoria da cooperativa referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2009, e conduziram os integrantes do Conselho de Administração para um mandato de mais quatro anos. A cooperativa fechou o exercício com um faturamento de R$ 1,278 bilhão, contra R$ 1,275 bilhão obtidos no ano anterior. Várias autoridades e lideranças do setor agropecuário compareceram ao evento. O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, contou com a participação do senador e cooperado Osmar Dias na condução de parte dos trabalhos. Lourenço ressaltou que "o balanço da cooperativa em 2009, que foi um ano difícil para todo mundo, apresenta números ainda melhores que os de 2008". O senador aproveitou a deixa para dizer que "a cooperativa está mais forte do que nunca. Dizia-se que o mundo iria acabar em 2009, mas a Cocamar deu exemplo de superação".
Eleições - Para o deputado Abelardo Lupion, 2010 deve ser encarado "como um ano decisivo para os produtores". Membro das bancadas cooperativista e ruralista, Lupion lembrou que "o produtor precisa deixar a omissão de lado e ser mais participativo. Caso contrário, ele não poderá reclamar mais tarde". Seu comentário alinhou-se ao posicionamento do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, para quem 2010 "oferece a oportunidade de o produtor escolher bem seus representantes no Congresso Nacional". Sobre a Cocamar, Ricken destacou que a cooperativa, acompanhada pelo sistema de autogestão da Ocepar, "está entre as mais sólidas". Participando como convidado, o secretário de Agricultura e Abastecimento do governo de São Paulo, João Sampaio, disse que veio ao Paraná para conhecer mais sobre o modelo de integração agricultura e pecuária, e a forma de remuneração do produtor de laranja. "São Paulo é o maior produtor de laranja, mas os citricultores paranaenses, associados em cooperativas, estão em situação melhor que seus colegas paulistas. Podemos aprender muito aqui", acrescentou.
Unanimidade - A aprovação de todos os itens da pauta da Assembleia se deu por unanimidade. Um dos cooperados, Nelson Roman Ribas, de Mandaguaçu e Atalaia, usou o microfone para pedir aos parlamentares que intercedam junto às autoridades ambientais para que seja autorizada uma forma de combate à pomba amargosa, considerada uma das pragas mais danosas da agricultura no momento. (Assessoria de Imprensa Cocamar)