COCAMAR II: Cooperativa se reposiciona no mercado como marca de café
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para promover seu tradicional produto e praticamente dobrar o volume de vendas até meados de 2009, a cooperativa investe em campanha que exalta dois costumes da cultura nacional: o de degustar um saboroso cafezinho, feito em casa, ao prazer de ouvir música caipira. Fundada em 1963 por produtores de café e atualmente bastante diversificada em seus negócios, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial não esqueceu sua origem. Em 2008, ao completar 45 anos, a cooperativa investe em uma campanha para reposicionar no mercado a sua linha de cafés, distribuídos para milhares de pontos de vendas na Região Sul do Brasil e Centro-Oeste. "Queremos fortalecer cada vez mais os cafés Cocamar", comenta o gerente de Marketing, Marcos Alarcon, que destaca a qualidade desses produtos.
Etapas da campanha - A campanha terá duas etapas. Na primeira, cujo foco é a linha tradicional, a estratégia foi associar dois costumes brasileiríssimos: o hábito de saborear o cafezinho preparado à moda caseira ao de ouvir música caipira, coisas que se identificam principalmente com o interior. Já na sexta-feira, anúncios começam a ser veiculados em programação de TV e rádio na região. As peças são protagonizadas pelo cantor Tinoco, da famosa dupla com Tonico, ícones do cancioneiro sertanejo. Em boa forma, Tinoco aparece tocando viola e convidando a saborear o produto da Cocamar. Nem o conhecido bordão da dupla, "Que beleza!", foi esquecido.
Incrementar vendas - Ambientado em uma fazenda, o anúncio de televisão é uma das ferramentas da cooperativa para alavancar ainda mais as vendas de seus cafés. A meta é saltar do atual volume anual de 130 toneladas para 200 toneladas até o final do ano e chegar às 250 toneladas em meados de 2009. Além de TV e rádio, o esforço prevê a veiculação de anúncios em revistas dirigidas a supermercadistas, degustação em pontos de venda e outras iniciativas. Marcos Alarcon reitera que a qualidade é o grande atrativo do produto: "os grãos de café são colhidos nas propriedades dos agricultores associados da cooperativa, na região. Conhecemos a origem da matéria-prima e a forma como é produzida". Segundo ele, hoje as lavouras cafeeiras, ao contrário de antigamente, são cultivadas em pequenas áreas, o que facilita os tratos culturais e permite que o produtor seja mais caprichoso.
Gourmet - A segunda etapa da campanha, prevista para os próximos meses, será direcionada para um público que faz questão de cafés especiais. "Temos o nosso gourmet", comenta Alarcon, explicando que os grãos, nesse caso, são adquiridos de lotes premiados em concursos de qualidade no Paraná. Os cafés, vendidos com a marca Cocamar, são encontrados em embalagens de 1 quilo e 500 gramas, o que também ocorre com o gourmet. A linha é completada com capuccinos. Em 2007, a Cocamar faturou R$ 265 milhões com o setor de varejo. O portfólio é completado por óleos comestíveis de soja, milho, girassol e canola, néctares de frutas, bebidas a base de soja, maioneses, catchup e mostarda, álcool doméstico nas formas gel e líquida, farinha de trigo e açúcar cristal. Para 2008, a previsão é chegar a R$ 320 milhões. (Imprensa Cocamar)