COCAMAR: Indústria de suco de laranja perto de conseguir a ISO 22000
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar Indústria de Sucos Concentrados está prestes a ser a primeira indústria deste segmento no Brasil a conquistar o reconhecimento internacional de qualidade de seu produto com o certificado de segurança de alimentos através da norma ISO 22000. Editada em setembro de 2005 e adotada desde junho do ano passado no Brasil, a norma regulamenta todas as questões de segurança de alimentos, garantindo que o produto seja consumido nos padrões desejados pelo consumidor. Como a Cocamar já vinha trabalhando para obter a certificação APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), esta foi substituída pela certificação ISO 22000, que é consenso no mercado internacional. Para Cláudia Simon de Campos, supervisora do Controle de Qualidade da Cocamar Indústria de Sucos Concentrados, a unidade vem aprimorando constantemente o seu processo de produção agrícola e industrial, sem descuidar do meio ambiente e da preocupação social. Já em 1996 foi implementado o Sistema BPF (Boas Práticas de Fabricação), certificado pela SGF (Associação Alemã de Proteção às Indústrias de Suco), que regulamenta as questões sobre higiene e segurança de alimentos nos processos industriais. O primeiro reconhecimento de todo o trabalho veio em 2001, com a conquista da Certificação ISO 9001 para o Sistema de Gestão da Qualidade da Cocamar Indústria de Sucos Concentrados.
Projeto - Também foi implementado em 1999 o Projeto Suco Justo, desenvolvido pela ONG alemã Fairtrade Labelling Organization International, que atua na venda de sucos para empresas da União Européia, através do mercado solidário. Esse projeto visa melhorar as condições de vida do trabalhador rural e de sua família, além de assegurar a inexistência de mão-de-obra infantil no processo de produção, entre outros itens. É por tudo isso, explica a supervisora, que a qualidade do suco concentrado de laranja da Cocamar tem aberto portas e conquistado mercados na União Européia e nos demais países para onde é exportado. (Flamma Comunicação)