COCAMAR: Momento do plantio do milho decide a produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Boa parte do potencial produtivo da lavoura de milho é definida no momento do plantio, segundo o professor Delson Horn, da UFSM/UDESC, que foi um dos palestrantes do 4º Encontro Cocamar de Produtores de Milho, realizado nesta quarta-feira ( 24/11) na Associação Cocamar, em Maringá. Isso significa que caprichar no plantio é determinante para o sucesso da lavoura.

Potencial - Com as tecnologias disponíveis hoje como melhoramento e modificações genéticas, tratamentos de sementes e outros, a produção de milho em condições de laboratório mostra que a planta tem potencial de produzir até 38 toneladas por hectare. E o recorde de produtividade em condições de campo, nos EUA, é de 22,7 toneladas por hectare. Só a título de comparação, na recente safra de inverno a média de produtividade na região da Cocamar foi de 4,8 toneladas por hectare.

Monitorar - Para tirar proveito das tecnologias disponíveis, Horn disse que o produtor precisa monitorar para ter qualidade de plantio, identificando o problema e fazendo os ajustes necessários durante a operação. Isso daria uniformidade ao plantio, germinação e desenvolvimento da lavoura, diminuindo o número de falhas e duplas, e aumentando a produtividade.Considerando como ideal o plantio de uma semente a cada 20 centímetros, Horn salientou que estudos mostram que até 25% de variação nesta distância (falhas e duplas) é aceitável, mas a partir daí, há perdas, cujo índice depende do que gerou essa desuniformidade no estande.A velocidade do plantio é uma das principais causas de um plantio com falhas e duplas, além do tipo de semeadora, das condições do sistema de distribuição da semeadora e do tubo condutor, entre outros. O encontro, que debateu vários outros temas, reuniu cerca de 350 cooperados. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados