COCAMAR: Na contramão da crise, cooperativa bate recordes de produção industrial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A retração da economia brasileira, observada nos últimos meses, não impediu que o parque industrial da Cocamar, em Maringá, batesse dois recordes de produção em março. Na unidade de envase de óleos, o volume de produção atingiu 667,5 mil caixas, contra o recorde anterior de 644,2 mil caixas obtido em maio de 2008. Como cada caixa contém 20 frascos de 900 ml, são mais de 13,3 milhões de recipientes.

Bebidas - Na indústria de bebidas, a produção chegou a 2,301 milhões de litros naquele mês, contra a maior marca até então, de 2,288 milhões, alcançada em dezembro de 2004. Segundo o superintendente industrial da cooperativa, Celso Carlos dos Santos Júnior, houve um aumento de eficiência industrial que se refletiu no resultado final, como o melhor aproveitamento do tempo nas indústrias. O gerente industrial, Valdemar Cremoneis, acrescenta que os operadores técnicos e de produção realizam um acompanhamento integral, na manutenção, da eficiência dos equipamentos de envase, "adotando um novo modelo de gestão de manutenção produtiva total".

Manutenção autônoma - Na outra indústria - onde são produzidas bebidas à base de soja e néctares de frutas prontas para o consumo - o uso de manutenção autônoma vem solucionando mais rapidamente eventuais problemas, comenta Santos Júnior, ressaltando que, nos dois casos, o forte trabalho da área comercial foi decisivo.  O gerente comercial de varejo, Marco Alarcon, afirma que a projeção para 2009 é ampliar as vendas de bebidas prontas em pelo menos 5 milhões de litros, além de 3 mil toneladas a mais de maioneses. Quanto ao óleo de soja, não há muito mais o que expandir, pois a indústria já vem operando no seu limite.

Crescimento - Alarcon informa que, no período de setembro de 2008 a março de 2009, as vendas de bebidas à base de soja e néctares de frutas foram 30% maiores que na mesma época no ano anterior. "Esse aumento foi obtido junto aos mesmos pontos de venda para onde os produtos já são distribuídos", comenta o gerente, enfatizando que a realização de campanhas publicitárias, voltadas para o verão, também contribuíram para alavancar os negócios.

Faturamento - A Cocamar faturou R$ 368 milhões com a área de varejo em 2008, montante que participou com 29% do faturamento obtido pela cooperativa, de R$ 1,378 bilhão. O crescimento foi de 43% em relação a 2007, quando as vendas atingiram R$ 250 milhões, 25% do total. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados