COCAMAR: Núcleos femininos fecham o ano com 448 participantes
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A participação feminina na Cocamar começou em 2005 por iniciativa de um pequeno grupo de cooperadas, esposas e filhas de produtores associados. Elas se reuniram com a finalidade de pleitear uma palestra sobre o mercado dos produtos agrícolas. "Queriam entender mais sobre isso, a fim de poderem ajudar os maridos em suas decisões", conta Cecília Adriana da Silva, coordenadora de Relação com Cooperado, ligada à Gerência de Relações Humanas.
Mais -"A palestra foi tão boa e interessante que elas acabaram pedindo outras", conta o ex-gerente da unidade local da Cocamar, José Eduardo Bassan. Daí que a cooperativa percebeu a oportunidade de investir mais na participação feminina. E, tomando como base o modelo de Floresta, vários outros núcleos foram surgindo nos meses e anos seguintes, nas cidades de São Jorge do Ivaí, Dr. Camargo, Maringá, Cianorte, Japurá, Jussara, Iporã, Ourizona, Atalaia, Ivatuba, Guerra (Maringá), Floraí, Paiçandu, Altônia, Terra Boa e Paranavaí.
Temas - Hoje, são 17, com um total de 448 integrantes, que cumprem uma programação formada por cursos e palestras sobre assuntos diversos relacionados ao agronegócio e ao cooperativismo, com o apoio do Sescoop e do Senar/PR. Os temas são sugeridos pela cooperativa e por elas próprias, que pediram para incluir, por exemplo, cursos de lideranças e oratória.
Temas - Em 2010, os temas mais discutidos pelas mulheres foram mercado agrícola, etiqueta, qualidade de vida, palestra com casais, entre outros. Os grupos mais recentes fizeram visitas ao parque industrial da cooperativa em Maringá e em Paranavaí, as coordenadoras de todos os grupos participaram de uma viagem de imersão em cooperativismo, conhecendo a realidade de outras cooperativas do Paraná, e realizaram viagens técnicas.
Jovens - Além dos núcleos femininos, a Cocamar mantém outras ações que contam com a presença de mulheres, caso dos dois núcleos jovens com total de 45 integrantes, e do Lidercoop, criado recentemente, para a formação de novas lideranças entre filhos de produtores. Desses, pelo menos 30% são mulheres. (Imprensa Cocamar)