COCAMAR: Recorde de produção em março
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O último mês de março deu o tom do que poderá ser o ano de 2007 para a Cocamar, cooperativa que mantém em Maringá um dos maiores e mais diversificados parques industriais do cooperativismo brasileiro. Depois de alcançar naquele mês o maior volume de esmagamento de soja de toda a sua história – foram 77,3 mil toneladas, contra 75 mil de abril de 2006, a maior quantidade processada até então – a cooperativa está anunciando a quebra de outros dois recordes industriais, todos em março. O primeiro deles foi registrado na refinaria de óleo, que atingiu a média de 367 toneladas de óleo de soja por dia, bem acima das 340 toneladas registradas em setembro de 2006, o limite máximo até então. De acordo com o gerente industrial de Varejo, Valdemar Cremoneis, isto significa um aproveitamento de 92% da refinaria, que tem capacidade para 400 toneladas/dia.
Óleos - O segundo ocorreu na unidade de envasamento de óleos vegetais, que fechou o mês de março com uma produção de 651 mil caixas de 20 unidades, o que dá um total de mais de 13 milhões de frascos de 900 ml. Essa indústria, que opera exclusivamente com embalagens PET (Polietileno Tereftalato), havia atingido o auge da produção também em setembro do ano passado, com 10,8 milhões de unidades. Conforme o gerente industrial, além da demanda crescente por parte do mercado, que faz do óleo de soja produzido pela Cocamar um dos dez mais vendidos no País, aqueles números foram conseguidos porque a cooperativa tem investido constantemente na modernização de suas estruturas industriais, que, no caso do óleo, já são todas automatizadas.
Ano passado - Em 2006, a unidade de envase da Cocamar, que opera desde 1984, produziu 5,650 milhões de caixas de óleo, incluindo a prestação de serviços para uma outra cooperativa da região, que, no ano passado, participou com 1,2 milhão de caixas daquele montante. Para este ano, a previsão da cooperativa, de acordo com Valdemar Cremoneis, é envasar 7,255 milhões de caixas, 28% a mais em relação a 2006. O gerente informou que essa planta teve sua capacidade ampliada em fevereiro para 9 milhões de caixas/ano. (Flamma Comunicação)