COCARI: Alunos do Programa Cooperjovem criam cooperativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste ano no dia 3 de julho, a Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira - Ensino Fundamental, de Mandaguari, promoveu um evento no dia 10 de julho destinado a pais e alunos do 4º ano. Entre os participantes do evento estavam a secretária de Educação de Mandaguari, Vilma Pavani, a supervisora pedagógica das 3ª séries, Graciete Gracino Magon, a diretora da escola, Cirlene Ana Rocha, a professora Adenise Batista, o professor de Educação Física Emerson Batista Rodrigues, e a assistente de cooperativismo da Cocari, Elisabete do Rocio Segalli.
Cooperativismo - O objetivo do evento foi de mostrar aos pais o trabalho que vem sendo feito junto aos alunos por meio do Programa Cooperjovem, que visa difundir os princípios e valores do cooperativismo em sala de aula e, dessa forma, contribuir para a formação de pessoas mais solidárias e conscientes de seu papel na sociedade.
.
Programação - Durante a tarde, a professora Adenise Batista apresentou aos pais o trabalho realizado com o 4º ano. Também foram promovidas atividades recreativas com foco no cooperativismo, envolvendo pais e alunos.
.
Comadi - Por meio do Programa Cooperjovem, os alunos criaram a Cooperativa de Materiais Didáticos - Comadi, que tem como finalidade produzir materiais didáticos a partir de recicláveis, que são arrecadados pelos próprios alunos, para serem utilizados por estudantes que fazem um horário intermediário na escola.
.
Importância da cooperação - "Eles precisam de atividades para serem feitas nesse período, por isso criamos a Comadi para confeccionar os materiais didáticos que serão utilizados por esses estudantes", frisou a professora. De acordo com ela, a ideia da cooperativa nasceu do desejo de fazer com que os alunos entendessem a importância da cooperação, e com isso pudessem ajudar outros alunos por meio do trabalho em equipe.
.
Preservação ambiental - Além de ajudar os alunos com os materiais, a cooperativa também contribui com o meio ambiente, como salientou a professora. "Estamos trabalhando a cooperação e ao mesmo tempo ajudando o meio ambiente, para que os alunos compreendam também a necessidade da preservação ambiental", afirmou. "Fizemos um trabalho envolvendo leituras sobre cooperativismo e hoje os alunos sabem bem o que é uma cooperativa. A intenção agora é estar ampliando esse trabalho com a Comadi a partir de materiais recicláveis", finalizou a professora.
.
Satisfação - No dia 18 de junho, a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Vanessa Cristofolli de Castro, que coordenada o Programa Cooperjovem no Paraná, esteve na escola para conhecer a cooperativa formada pelos alunos. "Fiquei encantada. É uma ação daquilo que é a proposta do programa na teoria. Nós pregamos isso nos treinamentos e oficinas que promovemos aos professores e agora eu vejo a realidade daquilo que semeamos", disse. "É bem gratificante ver o resultado concreto, porque as crianças estão aprendendo também a teoria, entendendo o que é cooperar", ressaltou Vanessa.
.
Parceria com a Cocari - A coordenadora do Programa Cooperjovem também falou sobre a importância da parceria com a Cocari. "A Cocari está de parabéns porque ela incentiva, coordena, ajuda na implementação deste trabalho. A intenção do programa é que o aluno seja um exemplo de cooperação. Ver crianças fazendo materiais para outros alunos utilizarem, às vezes também com a participação dos pais na arrecadação de recicláveis, é um exemplo, e mostra que o cooperativismo se faz na ação e não no discurso. É uma semente que vai se multiplicando", completou Vanessa. (Imprensa Cocari)